Casa e decoração

Gostinho de fazenda: veja como instalar um fogão a lenha em casa

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Você adora o sabor de uma refeição preparada no fogão a lenha? Além de deixar a comida apetitosa, esse tipo de fogão aquece o ambiente nos dias mais frios e decora o espaço deixando-o aconchegante. Mas ao instalá-lo é preciso atenção ao local, à chaminé e a outros itens importantes, como o material de construção. Para ajudá-lo, o UOL Casa e Decoração conversou com especialistas e traz dicas para você ter o gostinho caipira em casa!

Onde colocar?

Divulgação
A área externa criada por Giuseppe Cafasso tem fogão a lenha, além de churrasqueira e forno de pizza imagem: Divulgação

Em casas, o fogão a lenha pode ser instalado na cozinha ou em áreas externas cobertas, porém, qualquer que seja o espaço, as dimensões devem ser adequadas ao espaço disponível. Há modelos executados em alvenaria e os prontos, em ferro fundido com ou sem acabamento esmaltado. Mas lembre-se: todos eles precisam de uma chaminé que elimine o vapor e os resíduos decorrentes da queima da lenha, levando-os para fora do ambiente. Por isso, avalie bem onde colocar o fogão, para que a vazão da fumaça não gere transtornos tanto para você quanto para seus vizinhos.

Posso colocar no meu apê?

Sim, você pode ter um fogão a lenha em seu apartamento, desde que o condomínio autorize a instalação e que o edifício tenha um sistema central de exaustão que direcione a saída da fumaça. Considere também a questão da sobrecarga: esse tipo de equipamento é pesado, os de alvenaria, por exemplo, atingem a média 1.500 quilos. Em vista disso, consulte um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro) que determine o melhor local e o modelo de fogão adequado à estrutura do seu imóvel.

Como instalar seu fogão a lenha

  • Busque mão de obra especializada

    Para fogões a lenha pré-moldados em alvenaria, contrate um profissional capacitado. A pessoa sem conhecimento técnico pode não conseguir montar a estrutura ou, pior, pode fazer a instalação de maneira incorreta, acarretando danos ao fogão e acidentes. No caso de modelos prontos, não é necessário contratar especialistas, apenas busque uma empresa do ramo para fazer a montagem dos tubos da chaminé.

  • Chaminé sem transtornos

    A saída da chaminé deve ficar, no mínimo, um metro acima da cumeeira (parte mais alta do telhado). Quanto mais alta e reta, mais eficaz será a saída da fumaça. Mas atenção: recomenda-se uma distância mínima de 3,5 metros da base da peça até o final da chaminé para impedir que o vento desça pelo duto e atinja o corpo do fogão. Utilize também o "chapéu" para possibilitar a movimentação do vapor.

  • Cuidados na instalação

    Não coloque seu fogão a lenha ao lado de refrigeradores e próximo a materiais inflamáveis como cortinas e panos de prato. Evite locais com correntes de ar, em frente a portas ou janelas. Nunca o instale em áreas de passagem e, no caso dos modelos prontos, de ferro fundido, respeite a distância mínima de 20 cm entre o fogão e as paredes ou móveis.

  • Atenção ao piso e às paredes

    Nunca instale seu fogão sobre pisos plásticos ou carpetes. O ideal são os acabamentos frios (porcelanatos ou outras cerâmicas) que não incendeiam. No caso de assoalhos de madeira, providencie um apoio não inflamável para colocar sob a peça, com sobra de pelo menos um metro em volta do fogão. As paredes devem ser em alvenaria, revestidas também por materiais que não pegam fogo.

  • Dicas para maior eficiência

    Nivele corretamente o fogão para que a queima da lenha, o fluxo do calor e a saída da fumaça sejam eficientes. Instale a curva da chaminé o mais próximo do fogão possível e efetue uma boa vedação na junção dos dutos. Utilize o mínimo de curvaturas nos encanamentos de saída da fumaça para a chaminé, assim você impede a entrada do chamado "ar falso", que prejudica o desempenho do equipamento.

Fontes: Evandro Carbonari, sócio administrador da empresa Tijolaria Carbonari; Fabiana Visacro, designer de interiores; Giuseppe Cafasso, arquiteto e Jonas Weis da Silva, supervisor de vendas da fabricante Venax.

Topo