Topo

Varanda gourmet tem toque de cor, rede pro descanso e espaço pro trabalho

Varanda projetada por Adriana Fontana tem fechamento em vidro e decoração com cor - Adriana Barbosa/ Divulgação
Varanda projetada por Adriana Fontana tem fechamento em vidro e decoração com cor Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 07h01

No apartamento com 205 m² na Vila Mariana, em São Paulo, a arquiteta de interiores Adriana Fontana decidiu dar destaque especial à varanda, que mede 43 m². O ambiente deveria ser alegre e acolhedor, colorido e com alguns móveis assinados por designers renomados. Veja os destaques desse projeto:

O formato U, original da varanda, permitiu que parte dela fosse aproveitada para aumentar a cozinha: o resultado é uma área gourmet, que tem cooktop, grill e adega (Brastemp) no lugar da churrasqueira. A área gourmet teve uma das paredes revestida com pastilhas de vidro da Colormix (2,3 cm x 2,3 cm) e bancada em Marmoglass (superfície produzida com pó de mármore e vidro). O piso imita a madeira, mas é porcelanato (Portobello). - Adriana Barbosa/ Divulgação - Adriana Barbosa/ Divulgação
Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação
1. Aproveitamento do espaço e revestimentos

O formato U, original da varanda, permitiu que parte dela fosse aproveitada para aumentar a cozinha: o resultado é uma área gourmet, que tem cooktop, grill e adega (Brastemp) no lugar da churrasqueira.

A área de trabalho teve uma das paredes revestida com pastilhas de vidro da Colormix (2,3 cm x 2,3 cm) e conta com bancada em Marmoglass (superfície produzida com pó de mármore e vidro). O piso imita a madeira, mas é porcelanato (Portobello).

A mesa de jantar e o banco são parte da linha Tempo, assinada por Carlos Motta. As peças são de madeira maciça e têm base de alumínio . As cadeiras de eucalipto revestido com laminado também levam assinatura do designer, mas fazem parte da coleção Rio. Toda a marcenaria é em MDF (Oliver Marcenaria). O projeto da varanda é da designer Adriana Fontana - Adriana Barbosa/ Divulgação - Adriana Barbosa/ Divulgação
Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação
2. Móveis

A mesa de jantar e o banco são parte da linha Tempo, assinada por Carlos Motta. As peças são de madeira maciça e têm base de alumínio. As cadeiras de eucalipto revestido com laminado também levam assinatura do designer, mas fazem parte da coleção Rio. Toda a marcenaria é em MDF (Oliver Marcenaria).

Iluminação se baseia nos spots (Vertz), embutidos no forro, que levam lâmpadas dicróicas. O charme, no entanto, é dado pelos pendentes Pequi nas cores laranja e amarelo, da Bertolucci.  Sobre a mesa, a designer de interiores Adriana Fontana se aproveitou da madeira pata usar lugares americanos de linho e, assim, destacar a louça colorida: delicado, o conjunto de jantar é regido pelo lilás nos detalhes dos pratos e nos copos. - Adriana Barbosa/ Divulgação/ Montagem UOL - Adriana Barbosa/ Divulgação/ Montagem UOL
Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação/ Montagem UOL
3. Luminárias e objetos

A iluminação se baseia nos spots (Vertz), embutidos no forro, que levam lâmpadas dicroicas. O charme, no entanto, é dado pelos pendentes Pequi nas cores laranja e amarelo, da Bertolucci. 

Sobre a mesa, a designer de interiores Adriana Fontana se aproveitou da madeira para usar lugares americanos de linho e, assim, destacar a louça colorida: delicado, o conjunto de jantar é regido pelo lilás nos detalhes dos pratos e nos copos.

O sofá de três lugares e as poltronas exibem trama sintética cinza na estrutura e recebem gostoso estofamento revestido de tecido para exteriores, da linha Strauss (Saccaro). Para contrastar com a base neutra, almofadas coloridas e confeccionadas sob medida (Coquelicot). O projeto da varanda gourmet é de Adriana Fontana - Adriana Barbosa/ Divulgação - Adriana Barbosa/ Divulgação
Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação
5. Estofados

O sofá de três lugares e as poltronas exibem trama sintética cinza na estrutura e recebem gostoso estofamento revestido de tecido para exteriores, da linha Strauss (Saccaro). Para contrastar com a base neutra, almofadas coloridas e confeccionadas sob medida (Coquelicot).

Nem tudo pode ser diversão, mas o trabalho pode ficar mais leve com uma mesa na varanda: o móvel escolhido é da Isto é Brasil, tem base de madeira maciça e tampo de vidro temperado (10 mm). Para acompanhar, uma cadeira giratória modelo Sayl, da Herman Miller. Dá até gosto de fazer hora extra, não? Ainda mais se logo ali ao lado houver uma rede para descansar. - Adriana Barbosa/ Divulgação - Adriana Barbosa/ Divulgação
Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação
6. Espaço para trabalhar e rede para descansar 

Nem tudo pode ser diversão, mas o trabalho pode ficar mais leve com uma mesa na varanda: o móvel escolhido é da Isto é Brasil, tem base de madeira maciça e tampo de vidro temperado (10 mm). Para acompanhar, uma cadeira giratória modelo Sayl, da Herman Miller. Dá até gosto de fazer hora extra, não? Ainda mais se, logo ali ao lado, houver uma rede para descansar.