Casa e decoração

Casa montada em contêiner de 28 m² tem estante multiuso

Jomar Bragança/ Divulgação
O arquiteto Felipe Soares criou uma casa bem resolvida dentro de um contêiner de 28 m² imagem: Jomar Bragança/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Você moraria em um contêiner com apenas 28 m²? E se essa metragem tão modesta comportasse uma casa compacta, mas que possui todos os ambientes básicos (e bem equipados) de um lar convencional?

Jomar Bragança/ Divulgação
A estante de 9 metros agrupa várias funções como cozinha, mesa e guarda-roupa imagem: Jomar Bragança/ Divulgação

Esse foi o desafio de Felipe Soares na edição 2015 da Casa Cor Minas. Para que as necessidades fossem atendidas, o arquiteto projetou uma estante de nove metros que atravessa o contêiner e abriga cozinha, mesa, tanquinho para lavar roupas e armário, além, é claro, de livros. A casa Box 16 tem ainda uma salinha com sofá, um quarto e um banheiro completo.
 
A caixa
 
Algumas intervenções no contêiner deram ao projeto uma aparência de casa-padrão: uma das laterais foi removida e substituída pelo fechamento em vidro e uma janela longilínea foi inserida em outra face da fachada.
 
A fim de obter isolamento termoacústico adequado para os interiores da morada, a estrutura recebeu um revestimento em lã de PET, feito a partir do reaproveitamento de mais de 12 mil garrafas.
Jomar Bragança/ Divulgação
A casa-contêiner comporta um banheiro pequeno e um quarto com cama confortável imagem: Jomar Bragança/ Divulgação
Ficou interessado? O projeto pode ser visitado até 6 de outubro de 2015, na Avenida das Latânias, 30, em Belo Horizonte. Para obter outras informações, acesse o site da mostra.
 
Topo