Casa e decoração

É mágica? Estante dobra de tamanho e se adapta ao espaço disponível

Akihiro Yoshida/ Divulgação Nendo
Criada pelo estúdio Nendo, a estante Nest "cresce" de acordo com o desejo do morador imagem: Akihiro Yoshida/ Divulgação Nendo

Do UOL, em São Paulo

Quando mudamos de casa ou apartamento, parte do mobiliário da antiga residência pode não se encaixar ao novo imóvel e a saída acaba sendo se desfazer de algumas peças. Mas em um cenário ideal, esse roteiro poderia ser modificado, caso os móveis fossem flexíveis e/ou adaptáveis.

Esta é a proposta do estúdio Nendo, com escritórios em Tóquio e Milão, que desenvolveu a estante Nest, capaz de se flexibilizar conforme o espaço disponível. O móvel "mutante" dobra de tamanho, indo dos 65 cm de largura "originais" para 130 cm quando totalmente estendido. 

Akihiro Yoshida/ Divulgação Nendo
Prateleiras horizontais da estante são feitas de madeira, fibras sintética e de carbono imagem: Akihiro Yoshida/ Divulgação Nendo

O mágico design 

Lançada em setembro durante o London Design Festival, a Nest consegue "crescer", porque esconde na sua própria estrutura uma segunda estante de mesmo tamanho e formato.

As prateleiras verticais são fabricadas com fibra de carbono e as divisões horizontais, confeccionadas no mesmo material, ganharam uma camada extra feita a partir de uma fibra sintética com formas hexagonais. Tais "colmeias" são inseridas entre as chapas, o que melhora a estabilidade e a robustez da estrutura. Para o acabamento, as superfícies foram revestidas com lâminas de madeira.

Topo