Topo

Que tal pintar a casa em tom dourado? A cor é aposta para 2016

O Ouro Monarca, um tom ocre-dourado, é a cor de 2016 escolhida pela marca Coral - Divulgação/ Coral
O Ouro Monarca, um tom ocre-dourado, é a cor de 2016 escolhida pela marca Coral Imagem: Divulgação/ Coral

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

29/10/2015 16h05

A dois meses do fim de 2015, a marca de tintas Coral aponta o Ouro Monarca como a "cor do ano" para 2016. A tonalidade eleita é um ocre-dourado levemente brilhante, que pode ser combinada com beges, marrons, amarelos e matizes suaves de azul. Versátil, o tom vai bem em ambientes internos e, também, em áreas externas.

ouro monarca, cor de 2016 da Coral - Divulgação/ Coral - Divulgação/ Coral
Imagem: Divulgação/ Coral

A escolha da cor

Há 13 anos, a empresa do grupo AkzoNobel revela nesse período do ano o Colour Futures, um estudo de tendências de cores elaborado no Centro de Estética da empresa, situado na Holanda, por um grupo de especialistas nas áreas de design têxtil, moda, arquitetura, decoração e comportamento.

O ocre-dourado traduz o conceito "Olhando para os dois lados", tema de 2016 que norteou o estudo. Além da cor de ano, a Coral lança uma paleta formada por 45 matizes das famílias dos vermelhos, amarelos, violetas, laranjas, azuis, verdes e os chamados neutros (frios e quentes), que abrangem cinzas, beges e variações pastel.

Ficou curioso e quer experimentar a tendência? Você pode baixar nas lojas App Store e Google Play Store o Coral Visualizer, um aplicativo de realidade aumentada que permite "pintar" as paredes com a tonalidade desejada. A partir do dia 30 de outubro, o Ouro Monarca e a coleção de 2016 estarão disponíveis na ferramenta de simulação. Se já tiver o aplicativo no celular, basta atualizá-lo para ter acesso aos novos matizes.