Topo

Posso lavar? Tire esta e outras dúvidas sobre como limpar travesseiros

Travesseiros precisam de cuidados: limpeza frequente e substituições regulares - Getty Images
Travesseiros precisam de cuidados: limpeza frequente e substituições regulares Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Colaboração para o UOL, de Ribeirão Preto

04/04/2016 07h02

Ácaros, fungos e bactérias se proliferam com facilidade no interior do seu travesseiro. Assim, para minimizar a presença de microrganismos e aumentar a durabilidade do produto, lave (quando possível) e proteja o objeto. Mas estes cuidados resolvem o problema? A verdade é dura: não! O travesseiro deve ser substituído anualmente ou, no máximo, a cada dois anos, porque além dos micróbios, o suor, a saliva e as secreções do couro cabeludo contaminam seu companheiro fofinho de cama.

Cuide do seu travesseiro

Leia a etiqueta!

  • As peças de espuma compacta ou poliuretano, espuma visco elástica ou látex, de modo geral, não devem ser lavadas (nem mesmo a seco). A ação mecânica de higienização pode levar à deformação do material.
  • A maioria dos produtos feitos de plumas e penas de ganso pode ser limpa, mas, muitas vezes, somente a seco. Os de microfibra são laváveis com água.
  • Em todos os modelos, especialmente nos que não devem ser lavados, coloque capas protetoras impermeáveis sob a fronha. Lave o forro quinzenalmente ou, ao menos, uma vez por mês e troque-o a cada semestre. Semanalmente, aspire o travesseiro e substitua a fronha.

Lave sem errar

  • Para os travesseiros laváveis, cheque se a higienização deve ser à mão, na máquina ou a seco.
  • A lavagem “molhada” é indicada duas vezes ao ano e evitada no inverno (dias de frio ou muita umidade).
  • Na lavadora coloque apenas dois travesseiros por vez, em pé (na máquina com abertura vertical) e um sobre outro (nos modelos com porta frontal). O ciclo ideal é o para roupas delicadas.
  • Tanto no tanque quanto na máquina, use apenas sabão líquido. Enxágue duas vezes para remover toda a espuma e substitua o amaciante por vinagre de álcool (200 ml são suficientes para dois travesseiros).

Secagem sem deformações

  • Coloque cada unidade deitada em uma superfície (de preferência um varal de chão), para facilitar a circulação de ar por todo o travesseiro. Deixe secar por dois dias em local ventilado e quente.
  • Nunca exponha diretamente ao sol, porque o calor acelera a proliferação de microrganismos no interior da peça.
  • Caso tenha uma secadora de roupas, verifique na etiqueta se o produto pode ser colocado no eletrodoméstico. 

Fontes: Lucy Mizael, personal organizer e consultora doméstica; Maria Alzira Linares e Andrea Lira, especialistas da Lavasecco e manuais dos fabricantes de travesseiros.