Topo

Cozinha em cor escura vai do clássico ao moderno, mas requer boa iluminação

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2016 08h38

Se você está pensando em ter uma cozinha preta, mas tem medo de ficar com um ambiente escuro e pesado, tenha esperança: é possível realizar tal sonho. Comece a empreita consultando quem entende - e gosta muito - de combinar cores e saiba trabalhar com a iluminação.

"Para que o preto dê certo na cozinha é preciso garantir que o espaço seja bem iluminado", recomenda a arquiteta e designer de interiores Brunete Fraccaroli, que afirma que a procura por cozinhas escuras aumentou nos últimos anos. “O branco e as cores claras têm dado lugar ao trio preto, cinza e prata.”

A arquiteta Vanessa Romeiko, da M3Mais, diz que quem pede tal ambiente em preto valoriza as novas tendências do design. “Querem ser diferentes, sem deixar o bom gosto de lado. Além disso, a cozinha não é mais só uma área de serviços. Muitas vezes, é o coração da casa e está integrada aos ambientes de convivência”, diz.

Maurício Karam acredita que o preto pode ser tanto moderno quanto clássico, por ser atemporal. “Comporta molduras, relevos e 'boiserie' ou pode ser usado de um jeito bem minimalista em superfícies planas ou com texturas variadas”, afirma o arquiteto.