Topo

Máquina de lavar garante roupa 100% limpa? Veja como turbinar a lavagem

iStock
Imagem: iStock

Simone Sayegh

Colaboração para UOL, em São Paulo

13/06/2016 07h06

Segundo pesquisa da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, as máquinas de lavar ainda estão longe de cumprir bem sua principal função: a de deixar a roupa 100% limpa. Dados do teste, realizado no fim de 2015, mostram que a maioria das lavadoras com abertura superior comercializadas no país apresenta resultados de ruim a regular no quesito limpeza.

A boa notícia é que, em comparação com testes de 2009, alguns aparelhos com abertura frontal já atingem resultados de satisfatório a bom. A explicação está na ação mecânica de giro vertical, que se assemelha à lavagem manual feita em tanque ou à beira da água, onde a força da gravidade aumenta o atrito e ajuda a remover as partículas de sujeira. 
 
Foi verificado também, que quanto maior a quantidade de roupa na máquina, pior o resultado. O valor máximo que cada lavadora suporta não garante a limpeza plena. Por isso, o para obter um desempenho ideal, a recomendação é não usar a máquina no limite, mas mantê-la 70% cheia para não prejudicar o consumo energético. 
 
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estuda aperfeiçoamentos para a capacidade de lavagem das máquinas. A revisão total do programa tem previsão de publicação para o primeiro semestre de 2016 e resultará na criação de uma nova etiqueta, cuja classificação (de A a E), não levará em consideração só a eficiência energética, como também as de lavagem e de centrifugação, além do consumo de água.
 
Dá para melhorar?
 
Mesmo com resultados insatisfatórios, o consumidor pode turbinar a limpeza, sem precisar trocar o eletrodoméstico. Siga essas recomendações:
  • Separe as roupas por tipos (cama e banho; mesa; de uso pessoal), cores e (se possível) tecidos.
  • Se encontrar manchas nas roupas, use produto pré-lavagem e deixe agir por 5 minutos. Depois, com uma escova especial para tecido, esfregue e só então coloque a roupa na máquina. 
  • Peças encardidas como roupas brancas, meias ou panos de prato precisam ficar de molho da noite para o dia, antes de irem para a máquina. Uma das receitas para ajudar na limpeza é acrescentar à água do balde: sabão, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de álcool. A água deve ser bem misturada antes das roupas serem mergulhadas. 
  • As roupas suadas devem ser lavadas imediatamente. Se elas apresentarem cheiro muito forte, deixe-as de molho. 
  • Programe a lavadora com o ciclo ideal para cada tipo de roupa: delicada, normal, jeans, roupa de cama etc.. 
  • Sabão líquido deixa menos resíduos na máquina de lavar e economiza água: use a quantidade de produto recomendada na embalagem.
  • Não exagere no amaciante, o excesso de produto pode danificar as peças. 
  • Coloque alvejante sem cloro junto com o sabão durante a lavagem, o produto potencializa a limpeza.
  • Remova fiapos, cabelos e outras sujeirinhas do filtro, ao menos, uma vez por semana.
  • Limpe a máquina de lavar uma vez por mês: coloque no compartimento para o sabão 1 copo de vinagre branco de álcool e deixe a máquina trabalhar sem roupas. Se o eletrodoméstico estiver muito sujo, troque o vinagre por água sanitária.