Casa e decoração

Após 25 anos, casa da série "Mundo da Lua" mudou, mas continua em pé

Reinaldo Canato/ UOL
A casa do "Mundo da Lua" tem um pau-brasil em frente a fachada, que agora está parcialmente escondida pelo muro imagem: Reinaldo Canato/ UOL

Do UOL, em São Paulo

"Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando...". Quem passou a infância assistindo às aventuras de Lucas Silva e Silva com certeza se lembra não só desse bordão, mas também da casa onde a família da série "Mundo da Lua" morava. Há 25 anos, o primeiro episódio do programa da TV Cultura ia ao ar, no dia 6 de outubro de 1991.

Reprodução
O logotipo da série "Mundo da Lua", da TV Cultura, trazia o sobrado da família Silva e Silva imagem: Reprodução
Bateu saudade? Para os mais nostálgicos, a boa notícia é que o sobrado que aparece nas cenas externas e na abertura ainda existe e está bem conservado. A construção fica em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Mas quem passa pela rua pacata pode não reconhecer o imóvel: as paredes, que eram brancas, ganharam um novo acabamento de tijolos aparentes. O gradil verde que cercava o quintal foi substituído por muros parcialmente vazados e portões de chapa metálica.

Além do imóvel, outro elemento que chama atenção na rua é um Pau-Brasil, que, segundo o site "São Paulo Antiga", foi tombado em setembro de 1989.

O seriado

Produzido em 1991 e 92, o seriado contava as aventuras do imaginativo garoto vivido por Luciano Amaral e de sua família. Quase tudo se passava no interior de um casarão e as histórias envolviam Lucas, seu pai, avô, irmã (lembra dos gritinhos pelos "Big Bad Boys"?) e a empregada, Rosa. Eventualmente, um personagem extra dava as caras, como Blixto (um herói de vídeo game inspirado no Mario, da franquia Super Mario Bros.).

Reprodução
A casa da família Silva e Silva, que aparece na abertura da série "Mundo da Lua" imagem: Reprodução

Reprodução/ TV Cultura
A família Silva e Silva: Lucas (Luciano Amaral), Rogério (Antônio Fagundes), Orlando (Gianfrancesco Guarnieri), Carolina (Mira Haar) e Juliana (Mayara Blum). Os atores estrelavam a série "Mundo da Lua", da TV Cultura imagem: Reprodução/ TV Cultura

Topo