Móveis e acessórios

Você nunca imaginou que poderia decorar sua casa com lápis de cor

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Arte ou decoração? Para muitos, esta divisão mal existe. Entre tais pessoas está a artista plástica sul-africana Jennifer Maestre, criadora de esculturas com um inusitado material: lápis de cor. O resultado são objetos coloridíssimos, inspirados em ouriços-do-mar, que são capazes de dar um toque inusitado a diferentes espaços da casa.

"Tem gente que acredita que é arte, outros acham que é só decorativo. Não é minha preocupação: enquanto as pessoas gostarem de ver as obras, estarei feliz. Desafiar-me, surpreender-me e, claro, tentar fazer essa espécie de artesanato com excelência é o que me satisfaz", afirma a artista, que já ganhou vários prêmios por seu trabalho nos Estados Unidos.

O processo

O amor pelos lápis de cor começou em 1999. Antes, as esculturas eram feitas com pregos, mas segundo Jennifer, este material a impedia de construir peças mais complexas. Hoje, as formas têm mais movimento e o lápis oferece uma vantagem especial: a infinidade de combinações cromáticas possíveis. "Primeiro uso as minhas cores favoritas e, depois, passo a seguir um tema. Por exemplo, as obras inspiradas em água terão mais azuis e verdes", explica Jennifer.

Feitas com centenas de lápis, as peças menores levam de três a quatro horas para tomar forma. Já as maiores, têm um tempo de produção que pode a chegar a dois meses. "Adoro trabalhar com outros materiais, mas também tento aproveitar toda a criatividade e potencial que os lápis podem oferecer", afirma. Para o futuro, a artista planeja esculturas com rolhas e caixas de lentes de contato. "Tenho muitas ideias e uma delas é fazer uma série de máscaras usando essas matérias-primas".

Topo