Topo

Sufocado em uma quitinete? Conheça o móvel robotizado que pode te salvar

O sistema de mobiliário robotizado Ori pode ser acionado por um botão, por comando de voz ou por um aplicativo - Reprodução/Inhabitat
O sistema de mobiliário robotizado Ori pode ser acionado por um botão, por comando de voz ou por um aplicativo Imagem: Reprodução/Inhabitat

Do UOL

05/06/2017 09h57

Criado pelo designer suíço Yves Béhar em parceria com Media Lab –departamento de pesquisa da escola de arquitetura e urbanismo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, o Ori é um sistema robotizado de móveis capaz de transformar uma quitinete em um confortável lar. A invenção foi noticiada no site "Inhabitat".

Com um toque de um botão, comando de voz ou acionamento de um aplicativo específico, o espaço se transforma de acordo com a necessidade do morador.

O sistema em si garante um quarto e uma sala de estar, que pode ainda virar um escritório. Essas áreas ainda aumentam e diminuem de acordo com o que se precisa no momento.

Se em um casal, um quer dormir e o outro trabalhar, o Ori permite que a cama de casal se transforme em uma de solteiro, e que a sala de estar ganhe uma mesa para apoiar o computador.

No quarto, um sistema deslizante permite que a cama desapareça. Ainda desse lado, há armários para guardar roupas e pertences dos moradores. Prateleiras e ganchos também completam os itens para organização do apartamento.

Por enquanto, o sistema –que tem versões em madeira compensada escura e clara—está em pré-venda nos Estados Unidos.

Ori - One Room. A Hundred Ways. from Ori on Vimeo.