Topo

Lavar louça pode ser menos chato se você usar estas 10 táticas

Limão, bicarbonato e outros truques ajudam a lavar a louça mais rapidamente e melhor - Getty Images
Limão, bicarbonato e outros truques ajudam a lavar a louça mais rapidamente e melhor Imagem: Getty Images

Marcelo Testoni

Colaboração para o UOL

08/11/2017 04h00

Panelas, pratos e talheres são alguns dos itens que podem ser lavados com esponja dupla-face, detergente e palha de aço. Mas, dependendo do estado da sujeira, você pode estabelecer um método de lavagem e ter à mão soluções que removam manchas, matem bactérias e dissolvam bem gordura. Quer ver? Vamos lá!

1. Limpeza prévia com bicarbonato

Após limpar os restos de comida, coloque a louça dentro da pia para abrir espaço na bancada. Os utensílios grandes e sujos por baixo e os frágeis e menos engordurados por cima. Enquanto isso, a louça grudenta ou queimada pode ser preenchida ou ficar de molho em 1 litro de água morna e três colheres de sopa de bicarbonato para amolecer e soltar as manchas.

2. Ordem de lavagem faz toda a diferença

Molhe e ensaboe primeiro os copos, depois talheres, pratos e termine com panelas, assadeiras e itens de tamanho parecido. Assim, a sujeira pesada não cai sobre os utensílios menores e a água que escorre vai adiantando a limpeza. No enxágue, a sequência deve ser a mesma, e as peças precisam estar todas juntas.

3. Copos e taças sem manchas 

Nos de vidro e acrílico passe o lado macio (normalmente, amarelo) da esponja para absorver a sujeira sem arranhar. Se o fundo da parte interna estiver encardido, não esfregue, pois a peça pode trincar. Despeje um pouco de vinagre branco e, depois de agir por alguns minutos, lave com detergente. Para dar brilho, adicione um pouco de suco de limão ao pano e seque apenas o lado de fora.

Veja também:

4. Talheres

Inox: por ser um material que risca, use sempre o lado macio da esponja. Se estiverem engordurados, borrife álcool com detergente para deixá-los menos pegajosos. As manchas mais duras podem ser removidas com a esponja umedecida em suco de limão. Como o cloro da água mancha o metal, seque logo após a lavagem.

Plástico: cabos de talheres, de conchas e de espátulas sujos de molho de tomate, feijão, vinho ou outros alimentos escuros precisam ser colocados dentro de uma bacia com partes iguais de água morna, álcool e algumas gotas de detergente, para limpar bem e tirar manchas. 

Madeira: colheres de pau ou talheres com cabo de madeira não podem ficar molhados por muito tempo, ou apodrecem. Se após a lavagem parecerem amarelados, quase desbotados, umedeça um algodão em óleo mineral e esfregue para hidratar a madeira e fazê-la recobrar sua cor.

casal lavando louca - Getty Images - Getty Images
Antes de ensaboar os pratos, use jatos d'água para eliminar a sujeira
Imagem: Getty Images
5. Pratos limpos e sem riscos

Esfregue-os com detergente. Três gotinhas são suficientes para não tornar o enxágue trabalhoso. Nunca raspe as sobras com faca, pois além de riscar, pode remover o esmalte das superfícies. 

6. Travessas como novas

As de vidro têm cantos arredondados para que a comida não grude depois de esfriar. Por isso, basta limpá-las com esponja e detergente líquido. As de metal podem ser esfregadas com a metade de uma cebola. Para tirar ferrugem, mergulhe a peça em um balde com metade de vinagre e metade de água. Deixe a mistura agir por 4 horas, até que a ferrugem se solte, e lave.

7. Panelas com brilho de novo

Elimine as manchas de acidez no metal enchendo o utensílio com água, três rodelas de limão e aqueça a mistura no fogão. Para recuperar o brilho do alumínio, forre dentro com papel alumínio e preencha com água e o suco de um limão espremido. 

8. Frigideiras

Para conservar a camada antiaderente, não use palha de aço nem produtos abrasivos, como saponáceos. Se algum alimento grudar no fundo, adicione água pela metade e 1 colher de chá de bicarbonato. Ferva por cinco minutos, desligue e espere esfriar para poder lavar.

9. Assadeiras

Retire o máximo de restos de comida e lave normalmente com detergente, esponja e água quente. O que grudou e queimou no fundo pode ser removido com uma solução de água quente e três colheres de sopa de sal. Deixe de molho por 15 minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias. Se a crosta persistir, repita o processo. Por fim, lave com detergente.

10. Grelhas

Borrife diretamente sobre as manchas de óleo 100 ml de água com detergente e ¼ de xícara de chá de limão, espere agir por alguns minutos e lave normal. Já os pedaços endurecidos de gordura só saem esfregados com palha de aço encharcada em vinagre ou com uma rodela de limão lambuzada de sal refinado. 

Fontes: João Pedro Lucio, consultor técnico da Maria Brasileira – Limpeza e Cuidados; Thabata Lima, consultora e gerente de marketing da empresa de produtos de limpeza doméstica Bettanin.