Casa e decoração

Vendas de imóveis usados aumentam 1,4% nos EUA em outubro

Washington - As vendas de imóveis usados aumentaram 1,4% nos EUA em outubro na comparação com setembro, para a taxa anual sazonalmente ajustada de 4,97 milhões, informou nesta segunda-feira a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês).

O resultado surpreendeu economistas, que previam queda de pouco mais de 2% das vendas. O aumento se segue a um pequeno recuo registrado em setembro, cujo nível foi revisado de 4,91 milhões para 4,90 milhões.

Na comparação com outubro do ano passado, as vendas de imóveis usados aumentaram 13,5%. A mediana dos preços de um imóvel usado era de US$ 162,5 mil, 4,7% a menos do que há um ano, enquanto o estoque de casas à venda somava 3,33 milhões, o suficiente para oito meses de oferta ao ritmo de vendas atual. Seis meses é o nível considerado economicamente saudável.

O economista-chefe da NAR, Lawrence Yun, disse que o mercado imobiliário tem se mantido firme, embora num patamar aquém do desejado. "As vendas de casas estão estacionadas numa faixa estreita apesar de diversos fatores melhores que geralmente levam a vendas mais altas, como criação de empregos e aumento dos aluguéis e de condições para a compra", afirmou ele.

(Marcílio Souza | Valor)

Topo