Apartamentos

Acabamentos e decoração refinados compõem apê com vista para a av. Paulista

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

Ter a paisagem da avenida Paulista, seus espigões e antenas iluminadas, ao alcance da vista a qualquer hora é um verdadeiro privilégio. E esse é o cotidiano de um empresário solteiro de meia idade que mora no bairro de Cerqueira César, nas imediações da famosa via, que teve seu apartamento com 130 m² reformado e decorado pelo designer de interiores Oscar Mikail.

Originalmente, a planta era a de um loft com pé-direito de 4,5 metros. Mas o proprietário preferiu reduzir a altura e encobrir todas as vigas aparentes com rebaixo de gesso, que também embute a iluminação e o ar-condicionado. Os ambientes permaneceram bem iluminados e ventilados, com novo pé-direito de 3,6 metros, mas menos “industriais”, sem as estruturas visíveis.

Outra grande mudança foi a que incorporou a área do terraço ao living e criou um espaço de contemplação, com uma confortável “chaise longue” voltada à vista da concreta paisagem paulistana.

Clássico-moderno

Para que a ambientação seguisse a linha que tendia para os acabamentos mais refinados, uma das providências de Mikail foi aproveitar o pilar estrutural, revesti-lo com madeira e instalar duas estantes em extremidades opostas que acomodam a coleção de bustos e estatuetas de Napoleão Bonaparte, CDs e livros do morador.

Numa das faces livres de prateleiras, o pilar apoia um painel de vidro preto e a TV de plasma; na outra, há uma mesa-bar antecedida por uma passadeira caucasiana antiga. Mantendo a ideia de integração já presente na planta original, o designer optou por demolir também a parede que separava o living da cozinha, o que resultou em um espaço único, amplo e repleto de luz.

  • Arte UOL

    Planta mostra os ambientes integrados do apê e onde está posicionada a porta corrediça

Em relação à área privativa, uma porta de correr em vidro leitoso foi instalada e faz a separação entre o living e a suíte do empresário, onde se destaca um luxuoso e sóbrio banheiro com paredes, piso, bancada e alguns detalhes na cor marrom.

No geral, o décor de todo o apartamento prima pelo equilíbrio de estilos e épocas. Um bom exemplo disso é a convivência harmoniosa do piso de porcelanato “clean” e contemporâneo e dos tapetes persas autênticos, com mais de 150 anos de história.

Ficha técnica

Apê em Cerqueira César, São Paulo (SP)

Projeto de Oscar Mikail

Detalhes do projeto
  • Área Construída 130 m²
  • Início do Projeto 2012
  • Conclusão da Obra 2012
  • Projeto Oscar Mikail
  • Projeto de Decoração Oscar Mikail
Topo