Apartamentos

Apê com 230 m² tem decoração com vivacidade sem ser exagerada

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

A história do apartamento FMS acompanha a trajetória de crescimento da família que o habita: um casal jovem com um filho pequeno que recebeu a notícia da chegada de mais um bebê. A primeira providência dos futuros moradores foi adquirir o novo imóvel com 230 m², ainda na planta, que foi adequado às necessidades de acomodação e lazer de pais e filhos, a partir das orientações das arquitetas do escritório KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura.

“Os proprietários tinham algumas prioridades como ter um quarto para cada filho, ambientes alegres e coloridos, muitos armários e um espaço gourmet para que o pai pudesse exercitar seus dotes culinários”, conta a arquiteta Ana Cristina Tavares. Assim, dos quatro dormitórios da planta original, um deles foi incorporado à sala de estar, permitindo a composição de um living com três ambientes.

A parede demolida foi substituída por uma estante dupla-face voltada para o estar e para o corredor que leva à ala íntima. Esse móvel-curinga é composto por nichos com e sem fechamentos, distribuídos alternadamente de maneira a acomodar a televisão, os equipamentos de vídeo e muitos objetos do lado da sala e a rouparia, na outra extremidade.

Organização e cor

A marcenaria inteligente faz parte das soluções encontradas para dar praticidade e aproveitar o espaço do apê e aparece também na suíte do casal no banco-baú aos pés da cama e na cabeceira incorporada aos criados-mudos. Os armários planejados também estão no closet. Outro móvel criativo é o bar-adega com champanheira em laca vermelha que delimita as salas de jantar e estar e concede mais vivacidade ao conjunto social.

As cores, um dos desejos decorativos do casal, se espalham pelo apartamento, sem, no entanto, poluir visualmente os espaços. O índigo suave foi o escolhido para colorir a suíte máster; um matiz mais alegre no azul faz a base para a decoração do quarto do menino de quatro anos; enquanto o “fendi” nas salas de jantar e estar é combinado harmonicamente ao azul e branco dos azulejos do terraço, remetendo à tradicional padronagem portuguesa.

E é no generoso terraço com 28 m² e atmosfera aconchegante que acontecem deliciosos encontros com amigos, já que o dono da casa adora cozinhar, o que faz frequentemente nesse espaço equipado com churrasqueira, forno de pizza e chopeira.

Ficha técnica

Apartamento FMS, São Paulo (SP)

Projeto de KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área Construída 230 m²
  • Início do Projeto 2012
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura (reforma)
  • Projeto de Decoração KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura
  • Projeto Luminotécnico Lumini e KTA - Krakowiak & Tavares Arquitetura
Topo