Casa e decoração

Apê com menos de 80 m² tem interiores bem aproveitados

Silvana Maria Rosso

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Ao adquirir o imóvel da década de 80 para investimento, o jovem cliente se espelhou em seu próprio perfil ao encomendar esta reforma ao Grupo Garoa Arquitetos.

Com 78,50 m², o projeto privilegiou o espaço de convivência em relação à área privada. Na proposta traçada pelo escritório, a parede que dividia a sala de um dos quartos foi demolida e o ambiente pode ser adicionado ao estar. A ampliação do living se completou com a integração da cozinha.

Na nova planta, o banheiro de serviço transformou-se em lavabo e a suíte incorporou o segundo banho e parte do quarto de empregada. "As poucas paredes levantadas se dão no fechamento do quarto e do banheiro, que se encontram onde era o antigo corredor", explica o arquiteto Alexandre Gervásio, um dos sócios do escritório.

Roupa nova

Além da atualização do layout, o projeto previu a renovação dos revestimentos de todo o apartamento que tinha nas áreas molhadas azulejos e em todo o piso cerâmica.

No living e no dormitório, o novo piso em madeira “aquece e torna os ambientes mais acolhedores", alega o arquiteto. No banheiro da suíte, as pastilhas de vidro brancas deixam o cômodo mais claro o que gera contraste com o concreto utilizado nas bancadas.

Já na cozinha a ideia era usar cimento queimado, mas para isso o contrapiso deveria ser refeito, o que iria produzir mais entulho, além de aumentar a mão de obra e o tempo da obra. A decisão final recaiu para o porcelanato que atingiu a mesma linguagem.

Neutralidade e praticidade

Como se tratava de um imóvel para locação, o conceito foi criar áreas funcionais e enfatizar a neutralidade para que se adaptasse ao gosto de futuro morador.

Para isso, os arquitetos recorreram ao concreto moldado in loco e ao compensado sem revestimento para compor prateleiras e estantes, e usaram MDF com laminado branco nos armários da cozinha e da suíte.

A decoração do apartamento ficou por conta dos poucos móveis soltos e da iluminação quase sempre difusa e indireta, com exceção da área de jantar. A proposta ficou charmosa e contemporânea que se adequa a qualquer perfil de inquilino. 

Ficha técnica

Apartamento Urussui, São Paulo (SP)

Projeto de Grupo Garoa Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 78,50 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra 2015
  • Projeto Grupo Garoa Arquitetos
  • Equipe Alexandre Gervásio, Érico Botteselli, Lucas Thomé e Pedro de Bona
  • Colaboradores Matheus Molinari
  • Projeto de Arquitetura Grupo Garoa Arquitetos
  • Projeto de Decoração Grupo Garoa Arquitetos
  • Gerenciamento da Obra Grupo Garoa Arquitetos
  • Projeto Luminotécnico Grupo Garoa Arquitetos
Topo