Casa e decoração

Apê de solteiro foi reformado para abrigar festas e ser fácil de limpar

Giovany Gerolla

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Para cumprir seu papel, a arquitetura não deve aproveitar apenas do melhor do espaço, mas fazer bom uso dos elementos humanos, além de racionalizar recursos, inclusive, os econômicos. O SuperLimão Studio buscou essa comunhão ao atender os desejos do morador solteiro, que promove muitos encontros de amigos, no apartamento Perdizes, em São Paulo.

Os arquitetos criaram eixos de integração, sendo que o mais impactante foi baseado nos elementos estruturais (vigas e pilares) originais que, descascados, se destacam pelo concreto aparente ante a pintura branca (epóxi e lisa) das paredes e o piso, em paginação única, de resina autonivelante.

Para completar, a proposta estrutural para toda a marcenaria foi baseada em estruturas "cruas" fornecidas pelo próprio morador: na sala, as cremalheiras com mãos francesas dão mobilidade às prateleiras laqueadas brilhantes; enquanto, na cozinha, foram usados tubos de cobre junto à laca verde.

Flexibilidade e conforto

“O conceito prevê a aplicação de elementos industriais, de manutenção muito fácil, para a criação de ambientes flexíveis”, define, em síntese, o arquiteto Antonio Carlos Figueira de Mello, integrante do SuperLimão.

Durante a reforma, a única parede a ser derrubada foi a que dividia a copa e um antigo quarto mínimo de empregada. No espaço conquistado pela demolição e com mais tubos de cobre, prateleiras verdes laqueadas e uma chapa de aço-carbono expandido, um nicho para geladeira e guarda-louças ganhou corpo.

Apesar de muito solta e livre, a decoração com móveis pontuais conta com assentos suficientes para várias pessoas. Isso porque, o amplo living tem em parte de seu perímetro, um banco de concreto, que também pode ser usado como apoio para objetos. Por fim, a iluminação da ala social desliza em trilhos metálicos que prendem spots de luz dimerizável.

Ficha técnica

Apartamento Perdizes, São Paulo (SP)

Projeto de SuperLimão Studio

Detalhes do projeto
  • Área Construída 115 m²
  • Início do Projeto out/ 2013
  • Conclusão da Obra fev/ 2014
  • Projeto SuperLimão Studio
  • Projeto de Arquitetura SuperLimão Studio
Topo