Casa e decoração

Balcão multifuncional entre cozinha e living é vedete de apê com 60 m²

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

Havia um desejo antigo da moradora do apê Caravelas: o de integrar cozinha e living e, assim, poder conversar com os amigos enquanto prepara quitutes, seu “hobby”. O espaço bastante reduzido passou, então, por uma pequena reforma, que ficou a cargo da arquiteta Marcela Madureira.

Com 60 m², o apartamento fica em uma bonita região da capital paulista, entre o Ibirapuera e a Vila Mariana. De início, a ideia era demolir toda a parede que delimitava a cozinha, uma tendência atual. Mas a necessidade de um balcão para um bar e que sirva de apoio para objetos, levou a arquiteta a optar pela preservação da meia-parede que, por meio do revestimento de tijolos cerâmicos brancos, concedeu leveza aos ambientes.

Nova cara

Todos os acabamentos foram trocados, de acordo com o gosto da jovem médica que ali vive. “Como ela adora azul, escolhemos dois tons”, conta a projetista ao apontar os azulejos com ares retrô e os detalhes dos armários da cozinha – mais escuros -, assim como a parede da sala de jantar, bem clarinha. Para promover contraste e proporcionar mais dinamismo ao conjunto, uma das paredes do estar foi revestida com tijolos de demolição, gerando efeito esteticamente agradável.

O projeto de iluminação mistura luz indireta e focos pontuais, variando os modelos de incidência com trilhos, réguas e luminárias semi-industriais. O resultado é um apê atual, onde reina o acolhimento.

Ficha técnica

Apê Caravellas, São Paulo (SP)

Projeto de Marcela Madureira

Detalhes do projeto
  • Área Construída 60 m²
  • Projeto Marcela Madureira
  • Projeto de Arquitetura Marcela Madureira (reforma)
  • Projeto de Decoração Marcela Madureira
Topo