Casa e decoração

Casa ampla tem academia, raia para natação e garagem para dez carros

Silvana Maria Rosso

Do UOL, em São Paulo

Apesar de estar implantada em um terreno plano, esta casa em uma bairro arborizado de São Paulo, foi “enterrada” no lote de modo a não revelar quão ampla é. A principal premissa foi aproveitar ao máximo a área verde existente nos fundos do lote, afirmam os arquitetos Henrique Reinach e Maurício Mendonça, do escritório Reinach Mendonça, responsável pelo projeto.

Com pouco mais de mil metros quadrados, o terreno possuía rica vegetação e a solução encontrada para tirar partido do verde e abrigar quatro suítes, garagem para visitantes, piscina com raia, academia e área de lazer, foi integrar às áreas sociais através de grandes vãos envidraçados e distribuir os espaços em três pavimentos, além de um subsolo, somando 1.350 m² de área construída.
O resultado é uma construção "compacta" que mistura concreto e aço: sua estrutura parte de uma caixa principal, de volume retangular em concreto aparente, entremeada por vigas metálicas. "Ao alternar o esqueleto com um material mais leve, conseguimos aliviar o sistema estrutural, tornando-o esbelto, com vãos maiores e mais leves", afirma Reinach.  O terceiro pavimento (segundo andar) porém,  mais aberto, envidraçado e livre, é todo baseado no aço.
 
O ponto alto do projeto é a garantia de iluminação e arejamento naturais graças aos grandes vãos, vazios, avarandados e esquadrias corrediças. Estes elementos  favorecem a ventilação cruzada e dispensam o uso do ar-condicionado. Outro diferencial é a circulação vertical que acontece por um elevador. Ao contrário dos projetos tradicionais que adotam escadas escultóricas para cumprir a ligação entre os pavimentos, a proposta dedicou uma discreta escada para os serviços, ganhando espaço para as áreas de maior uso da casa.
 
Distribuição
 
Na entrada à direita, um espelho d'água recebe os visitantes. Na lateral esquerda está o acesso à garagem, no subsolo, com vagas para dez carros. Neste nível estão também as dependências de empregados – voltados para o “fosso inglês” que leva iluminação aos espaços – e as demais áreas técnicas da casa.
 
No térreo, os ambientes de convivência abrem-se para o jardim sombreado pelas antigas árvores mantidas pelo projeto. Como medida de privacidade e segurança, os cômodos sociais estão voltados para os fundos do lote e os serviços para a frente. O living conecta-se à varanda gourmet através de portas envidraçadas de correr, de onde parte a piscina em "T" com raia de 25 metros, que chega até o estar.
 
O vazio deixado pelo pé-direito duplo traz amplitude, integrando o térreo ao primeiro andar que se debruça sobre à sala de estar. Ali, estão todos os ambientes privativos e a sala íntima, servidos por varandas. Outro vão, criado no terceiro piso (segundo andar), todo envidraçado banha de luz tanto o corredor do primeiro andar, quanto as salas do térreo, contribuindo para a iluminação natural abundante. O pavimento mais elevado, com vista para a cidade, é contornado por varanda e dá lugar à ampla academia e a um segundo home theater.

Ficha técnica

Residência MG, São Paulo (SP)

Projeto de Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1.029 m²
  • Área Construída 1.350 m²
  • Início do Projeto março de 2008
  • Conclusão da Obra outubro de 2012
  • Projeto Reinach Mendonça Arquitetos Associados
  • Equipe Henrique Reinach e Maurício Mendonça
  • Colaboradores Marcelo Zahr, Frederico Zara Chiarelli, Luciana Maki, Humberto Buso, Tony Chen, Flora Fujii, Lucas Padovani, Mauricio Metello, Maíra Cordeiro, Flávia Henriques, Natália Campos, Ana Júlia Sprovieri e Natasha Villaça
  • Projeto de Arquitetura Henrique Reinach e Maurício Mendonça
  • Projeto de Decoração RAP Arquitetura
  • Projeto de Paisagismo Martha Gavião Arquitetura Paisagística
  • Projeto de Fundação MG&A Consultores de Solos
  • Projeto Estrutural - Concreto SVS Projetos Estruturais
  • Construção JZM Planejamento Imobiliário e Construções
  • Projeto de Ar-Condicionado JMT Projetos
  • Projeto de Instalações Elétricas Rewald Engenharia
  • Projeto Luminotécnico Mingrone Iluminação
Topo