Últimas de Estilo de vida

Casa com 100 anos é reformada e mantém arquitetura açoriana original

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

O Sobrado 505 é uma construção com 100 anos de idade e de arquitetura com inspiração colonial, bem no centro de Florianópolis, capital catarinense. Há fortes influências açorianas em seu desenho: grandes portas de madeira, pé direito alto e espaços internos bem iluminados e integrados para permitir a vazão da luz do sol.

Foi pela riqueza histórica da casa que a arquiteta Elaine Gerente e a designer de interiores Luiza Porto, sócias do Studio UM Interiores, decidiram reformar sem interferir na originalidade da morada. “Não foi quebrada uma única parede, nem trocada qualquer que fosse a porta ou a área de piso. O trabalho, muitas vezes árduo - como para afastar inúmeras camadas de pintura com esmalte de portas e janelas – foi pela manutenção da originalidade desta casa”, conta Porto.

A moradora já vivia na casa de dois dormitórios desde 1995 e queria renovar os espaços. Segundo conta a proprietária Inez Pereira, o espaço já não podia suprir as necessidades da família e foi preciso reformular a ordem dos ambientes de acordo com a nova rotina, tornando as acomodações mais práticas.

A obra

Pé direito duplo, esquadrias originais, piso de madeira e paredes claras formam o pano de fundo perfeito que receberia uma composição de móveis e objetos de decoração contemporâneos, peças de design em muitas cores vivas e estilo “vintage” (anos 50),  além de um acervo de obras de arte catarinenses.

“Queríamos criar ambientes que captassem as referências da família”, afirma a designer. Para isso, a dupla investiu também na reforma de alguns móveis, típicos de antiquário, que a moradora já possuía. Eles receberam pintura laqueada fosca em tonalidades fortes, como verde e laranja, que se contrapõem ao cinza de tapetes e sofá e outros estofados (cadeiras) das áreas sociais. 

As portas e janelas, os pisos de madeira e os tijolos aparentes (originais!) que apareceram após a decapagem das superfícies (com pontos de umidade e deterioração) foram tratados com verniz, depois de restaurados, para que a durabilidade do serviço fosse ampliada.

Os vitrôs, porém, demandaram trocas em algumas janelas, mas o modelo transparente e comum - original da casa – foi respeitado. “No Sobrado 505, os vidros nunca foram coloridos, nem texturizados”, conclui a designer de interiores. A iluminação preferida nesses 100 anos seria a mais pura e clara, como a das manhãs no arquipélago açoriano.

Ficha técnica

Sobrado 505, Florianópolis (SC)

Projeto de Studio UM Interiores

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 240 m²
  • Área Construída 190 m² - área de abrangência do projeto: 33 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Studio UM Interiores
  • Equipe Elaine Gerente e Luiza Porto
  • Projeto de Arquitetura Studio UM Interiores
  • Projeto de Decoração Studio UM Interiores
  • Gerenciamento da Obra Studio UM Interiores
Topo