Casa e decoração

Casa com 300 m² ganha outros 200 e tem varanda remodelada para o lazer

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Foi uma reforma radical: a residência que hoje mede 500 m² sofreu redimensionamentos de ambientes, teve paredes derrubadas, nova disposição para a circulação e ganhou cinco suítes. A remodelação da casa, há muitos anos na família, era movida pela nova fase das filhas, agora universitárias. Elas desejavam compartilhar a morada com os amigos aos finais de semana.

“A casa ganhou cerca de 200 m²”, conta o arquiteto Ricardo Caminada, do escritório Díptico Design de Interiores, responsável pelo novo projeto. Além da demolição de paredes, o processo construtivo contou com troca de telhado, adaptações na fachada e um novíssimo projeto de paisagismo, assinado por Sandra Graaff, além da repaginada nos revestimentos e peças de decoração.

Mexe-mexe

Na grande sala integrada a reforma foi grande, uma parede e uma coluna de concreto estrutural foram subtraídas. Por isso, um novo cálculo para a estrutura do telhado foi feita. “Criamos uma viga e uma tesoura invertida, ambas em madeira aparente, que substituíram a coluna eliminada”, conta Caminada. A cozinha também ganhou em tamanho e integrou-se à sala de refeições. Mas a mudança principal foi nos acabamentos - além da inclusão de uma ilha de cocção -, e o espaço, bem aberto, foi recheado com armários sob medida.

Do lado de fora da casa, a piscina também sofreu alterações. Agora há uma “prainha” para espreguiçadeiras que quase adentram a varanda. Esta contorna a fachada interna, voltada para o jardim e a piscina, e foi aumentada em sua largura para comportar os grandes móveis que dão base para as confraternizações. “É um local para relaxar, com vista para o lago”, diz o arquiteto.

Com toda a reforma, a fachada também foi reformulada: as janelas preexistentes foram fechadas, o hall de entrada foi isolado por uma parede lateral e um beiral em pedra evita infiltrações. A revolução construtiva, no entanto, valeu a pena: com horta completa e muito conforto, a Casa em Ibiúna ficou ainda mais convidativa e aconchegante. 

Ficha técnica

Casa em Ibiúna, Ibiúna (SP)

Projeto de Díptico Design de Interiores

Detalhes do projeto
  • Início do Projeto 2013
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Díptico Design de Interiores
  • Equipe Daniela Cinciaruso e Ricardo Caminada
  • Projeto de Arquitetura Díptico Design de Interiores
  • Projeto de Paisagismo Sandra Graaff
  • Projeto Luminotécnico Díptico Design de Interiores
Topo