Últimas de Estilo de vida

Casa com capela é implantada em terreno idílico no interior de São Paulo

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

Foi só quando o arquiteto Andre Becker terminou de projetar a residência TCJ, em Campos do Jordão, que soube de um desejo bastante inusitado do futuro morador: ele queria ter implantada, no mesmo lote, uma capela privativa, pois era católico e sonhava em ter um local para contemplação e meditação.

“Era um desafio interessante, porque já estávamos na fase de orçamentos para a obra”, conta o projetista. Outro fator importante era que o desenho da capela dialogasse com a casa. A ideia, então, foi desenvolver um segundo bloco, afastado do volume principal, com horizonte aberto à vista de montanhas e as mesmas premissas conceituais e estruturais que haviam orientado o desenvolvimento da morada.

As prerrogativas

A primeira dessas prerrogativas era manter a mata nativa existente que circundava o lote, triangular e muito inclinado, criando um platô grande o suficiente para uma casa com deck e jardim medindo 65 metros de largura. A partir dos limites da mata nativa, foi definido um corte de aterro máximo. Assim, toda a movimentação de terra se deu dentro do próprio terreno, para minimizar os custos e o impacto ambiental da obra.

“A segunda premissa era permitir a inserção total dos usuários da casa na paisagem de mata e montanhas, sem perder a privacidade e a escala íntima, o que pôde ser obtido a partir da definição de três volumes em concreto que estruturam e, ao mesmo tempo, filtram a transparência dos fechamentos envidraçados no térreo”, define Becker.

Por fim, os materiais escolhidos deveriam ser expostos de acordo com suas características próprias: o concreto armado serviria para estruturar, mas também para vedar - onde a privacidade é uma exigência -; a madeira seria usada para 'esquentar' (pisos e dormitórios); e o vidro daria a transparência necessária para integrar.

Distribuição

Com dormitórios de tamanhos reduzidos e muito funcionais, no pavimento superior, o destaque fica para a área de convivência, que se estende desde a cozinha gourmet até os limites de um grande deck de madeira (varanda), apoiado em uma estrutura também formada por lenhos, que permite a equiparação do nível da área externa ao piso mais baixo da residência.

Há ainda duas caixas de concreto armado, ambas com funções técnicas: uma é ocupada por escadas e a outra abriga a caixa d’água e a casa de máquinas. Elas se equilibram na fachada voltada para a rua (cota mais alta do terreno), onde está o acesso para veículos e pedestres. Tal posicionamento é estratégico, pois a construção se abre para as montanhas, mas se fecha para as vias de circulação do condomínio.

A oração

Casa e capela estão distribuídas em pontos opostos do lote. Para gerar a sensação de pertencimento à mata preservada circundante, o bloco residencial foi implantado nos limites do terreno. E, para não ser menos privilegiada com a vista sobre o horizonte, a capelinha foi distanciada.

Mais que um refúgio de campo para férias e descanso, a residência TCJ vai além dos itens valorizados “mundanamente” como cozinha gourmet, integração de jantar com estar e lareira e deck de madeira com jacuzzi. Quem adentra a morada é convidado a deixar do lado de fora todas as suas preocupações e incômodos e a encontrar um local próprio para buscar a essência da vida, dentro de si.

Ficha técnica

Casa TCJ, Campos do Jordão (SP)

Projeto de Andre Becker Penneweart Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área Construída 350 m² (casa) e 30 m² (capela)
  • Projeto Andre Becker Penneweart Arquitetura
  • Projeto de Arquitetura Andre Becker
  • Projeto Estrutural - Concreto Benedictis
  • Construção Emilio Farah
  • Gerenciamento da Obra Andre Becker Penneweart Arquitetura
  • Projeto de Instalações Elétricas Sandretec
  • Projeto Luminotécnico Gilberto Franco
Topo