Decoração de ambientes

Casa de 1.000 m² em Campos do Jordão tem decoração aconchegante

A casa de 1.000 m², toda rodeada de verde, fica em Campos do Jordão, cidade do interior de São Paulo. A construção foi erguida em um terreno de 2.300 m² e pertence à família dos arquitetos que a projetaram, Carlos Ruivo e Letícia Ruivo, pai e filha. Localizada em um condomínio fechado, a casa de estilo neoclássico foi erguida pela construtora Ipê em 2001. A intenção dos arquitetos era ter espaço e segurança para as crianças da família. "Quando eu era criança, também tínhamos uma casa em Campos. Passávamos as férias brincando, com tudo aberto. Com a falta de segurança, decidimos construir outra casa em um condomínio fechado para que a nova geração da família também tenha liberdade para brincar", explica Letícia.

 

A extensa fachada da casa é de tijolos aparentes e todas as portas e janelas são de madeira cumaru. “As telhas de barro foram escolhidas a dedo e são mescladas para dar um ar antigo. Originalmente, todo o exterior seria pintada de branco e as portas e janelas de lavanda. Mas quando a fachada ficou pronta, todos concordaram em deixar como estava, sem pintar, pois ficou lindo.”

Letícia conta que um dos ambientes favoritos da casa é o quarto de 24 m². “A ideia da decoração dele surgiu a partir da compra de uma roupa de cama em tons de bege, azul-piscina e branco em Nova York. A atmosfera é aconchegante, romântica e de frescor”, define ela, falando sobre o quarto que tem as paredes revestidas de tecido do Empório Beraldon nos mesmos tons da roupa de cama.

Para deixar a casa de cômodos muito grandes mais aconchegante, os arquitetos usaram alguns artifícios na decoração, como tecidos para revestir paredes, madeira no piso, lustres de tamanhos generosos e uma lareira em uma das salas, que tem pé direito duplo. “Também optamos por portas de vidro, que seguram o calor e permitem que você enxergue fora da casa”, conta Letícia.

Outro ambiente considerado especial pelos donos da casa é o gazebo, onde a família toma o café da manhã. “Como cada um levanta em um horário, a mesa fica posta lá a manhã toda. As pessoas tomam o café ali e, quem terminou, senta nos sofás em volta para continuar conversando”, conta ela que ainda enfatiza outra vantagem: “De lá, podemos ver as crianças brincando no jardim.” (Vladimir Maluf, da Redação)

Ficha técnica

Casa de campo, Campos do Jordão (SP)

Projeto de Letícia Ruivo e Carlos Ruivo

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 2.300 m²
  • Área Construída 1.000 m²
  • Início do Projeto Maio 2001
  • Conclusão da Obra Maio 2002
  • Projeto Carlos Ruivo e Leticia Ruivo
  • Projeto de Arquitetura Carlos Ruivo e Leticia Ruivo
  • Projeto de Paisagismo pré-projeto de Gil Fialho com execução de Leticia e Carlos Ruivo
  • Projeto de Fundação Construtora Ipê
  • Construção Construtora Ipê
  • Projeto Luminotécnico Leticia e Carlos Ruivo
Topo