Casas

Casa econômica serve como garagem de barco e refúgio de final de semana

Uma casa integrada à natureza, que abrigasse um barco e servisse como morada de final de semana para um jovem casal de velejadores. Essa foi a ideia sugerida pelos proprietários aos arquitetos Gabriel Grinspum e Mariana Simas para um terreno de 4 mil m² junto ao mar no Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ).

O terreno de encosta, com acentuada inclinação, só tem acesso pelo mar. A garagem da embarcação tinha obrigatoriamente de ficar junto à água. A solução encontrada pelos arquitetos foi dividir a construção em duas partes para vencer o aclive. Do ponto de vista estético, os profissionais optaram por usar um vocabulário moderno, diferente das casas da região, que possuem estruturas de madeira de pau roliço.

A planta da Casa Píer, como foi batizada, é formada por espaços flexíveis, acomodados em dois volumes retangulares com um total de 60 m². O volume horizontal, implantado na linha d’água, abriga a garagem do barco, um salão de estar e a cozinha. Revestido de massa caiada, o segundo bloco é vertical e acomoda uma suíte.

Os dois possuem amplas aberturas protegidas por painéis de muxarabi - treliça de madeira de origem árabe que sombreia e permite ventilação permanente.

Para a construção da Casa Píer, a dupla de arquitetos optou por sistemas industrializados: as vigas e pilares são pré-fabricados, o que eliminou a necessidade de concretagem, de fabricar fôrmas para concreto e de instalar um canteiro de obras no terreno. Embora pareça paradoxal, a utilização desses sistemas preservou a vegetação do terreno ao exigir menos movimento de terra e transporte de materiais como cimento e areia, além de evitar desmatamento.

Assim, a Casa Píer resulta de um esforço de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Por seu projeto inteligente, econômico e belo, em 2009 a edificação recebeu menção honrosa no 9º Prêmio Jovens Arquitetos, promovida pelo departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP). (Dulce Rosell, da Redação)

Ficha técnica

Casa Píer, Paraty (RJ)

Projeto de Gabriel Grinspum e Mariana Simas

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 4000 m²
  • Área Construída 60 m²
  • Início do Projeto 2007
  • Conclusão da Obra 2009
  • Projeto Gabriel Grinspum, Mariana Simas e Isabel Sperry (estagiária)
  • Construção Luciênio Costa
Topo