Casas

Casa em formato de H integra jardins e interiores em 1.100 m² de área construída

Daiana Dalfito

Do UOL, em São Paulo

Muito verde e a integração entre interiores e jardins fazem a diferença na ampla casa de 1.100 m² em uma fazenda no interior paulista. Clara e plana, a construção no formato da letra H limita em cada um de seus “braços” os ambientes de uso social e íntimo, oferecendo a interligação dos espaços de lazer e estar, e resguardando a privacidade dos moradores, quando desejado.

A ligação do H é feita por um hall envidraçado até mesmo no teto – de onde pendem cortes de linho para quebrar a luminosidade intensa. O vidro da cobertura é combinado a um pergolado de alumínio, como explica o arquiteto carioca Erick Figueira de Mello, responsável pelo projeto. Em redor, jardins exuberantes e um lago.

As transparências aplicadas nas janelas e portas por Figueira de Mello se alinham à madeira usada em abundância. Com tons amenos, o material está no revestimento de paredes (junto à lareira, ebanizado), em uma parcela do piso – interno e externo -, nas esquadrias, no forro e em parte dos móveis.

“Sempre uso madeira, pedra e vidro, elementos naturais são as características dos meus projetos. Madeira dá calor, é um material nobre e nacional. Para compor o desenho desta casa, a variedade escolhida foi a garapeira”, diz.

Rústico-chique

A varanda da piscina é ligada ao home theater. Essa grande área externa possui um espaço gourmet e, em uma de suas extremidades, abriga ainda uma sauna.  Além do home theater, outras salas se voltam ao ambiente de descanso que percorre toda a fachada principal, ao lado da piscina.

De aspecto rústico-chique, a decoração da casa foi escolhida pelos próprios moradores.  O destaque fica para o estar, onde o duo de poltronas do modelo Diz, de Sérgio Rodrigues, é combinado à tela Avenida São João, assinada por Eduardo Kobra, e à luminária de piso Arco, da Wall Lamps.

Em branco, o fulget  (fornecido pela Casa Franceza) que reveste o piso das salas recobre também uma parcela da varanda. Antiderrapante, a escolha é funcional e aumenta a sensação de integração entre os espaços. No arremate da área externa, os pilares revestidos por aço corten conferem certa rusticidade ao conjunto.

Ficha técnica

Casa H, Interior de São Paulo

Projeto de Erick Figueira de Mello

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 5.400 m²
  • Área Construída 1.100 m²
  • Início do Projeto 2010
  • Conclusão da Obra 2010
  • Projeto Erick Figueira de Mello
  • Projeto de Arquitetura Erick Figueira de Mello Arquitetura e Decoração
  • Projeto de Paisagismo Erick Figueira de Mello Arquitetura e Decoração
  • Projeto Estrutural - Concreto Erick Figueira de Mello Arquitetura e Decoração
  • Construção Gaia Construtora
  • Projeto Luminotécnico Projeto de iluminação da Wall-lamps
Topo