Casas

Casas de luxo têm forma que preserva a privacidade e permite toque pessoal

Ledy Valporto Leal

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Alguns desafios foram enfrentados pela arquiteta Monica Drucker para projetar o condomínio Bauhaus, em São Paulo. O terreno com 1,9 mil m² tem apenas 38 m de frente e era considerado pequeno para a implantação de quarto casas de alto padrão, com 500 m² cada uma. Além da questão da metragem, o lote tinha um declive transversal (4 m) a ser considerado e a exuberante vegetação existente com espécies de grande porte como flamboyant e palmeira imperial, deveria ser preservadas.

As casas com dois pavimentos têm plantas absolutamente iguais e estão posicionadas de forma rebatida, segundo o eixo longitudinal do terreno. A disposição propicia boa insolação e a privacidade de cada residência foi garantida pelo formato em L, com as principais dependências – salas, ambientes de lazer e quartos - voltados para o pátio delimitado pelos muros de pedra das divisas, onde estão piscina e jardim.

Integração total

Como nos lofts, as construções foram pensadas para ter as salas de estar integradas à área 'gourmet' e à varanda. Todo este espaço está livre de interferências e pode ser reordenado conforme o desejo dos moradores. No sentido vertical, essa interligação visual se dá pelo vazio criado no trecho de acesso às residências, com pé-direito duplo de 5,6 m. O acesso pode ser feito pela escada metálica que liga a sala de uso múltiplo (escritório, sala de TV ou lazer juvenil) à ala íntima, com quatro suítes passíveis de reversão. Para baixo, essa mesma escada se comunica com a garagem coletiva no subsolo. 

A construção da garagem, apesar do nível elevado do lençol freático, foi viabilizada graças à declividade natural do terreno. O abrigo está na cota mais baixa do lote e se alinha às áreas de serviço. Para a estruturação apenas um muro de arrimo ao longo da divisa foi necessário. Também no subsolo, está a caixa d'água para o armazenamento e reúso da chuva. No extremo oposto, na cobertura, ficam as placas de captação de energia solar protegidas por telhas metálicas termo-acústicas.

Ficha técnica

Condomínio Bauhaus, São Paulo

Projeto de Drucker Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1,9 mil m²
  • Área Construída 2 mil m² (cada residência mede 500 m²)
  • Projeto Drucker Arquitetura
  • Projeto de Arquitetura Monica Drucker
  • Projeto de Paisagismo Catê Poli Paisagismo
Topo