Casa e decoração

Colorido intenso e objetos "retrô" dão vida a apartamento antigo

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

As anotações soltas feitas numa pequena caderneta pela proprietária do apartamento RO, com 240 m², situado no bairro paulistano dos Jardins, conduziram o projeto de reforma assinado pelo SuperLimão Studio. Frases do tipo “um lavabo cenográfico que vale a visita”, “um home para se jogar”, “uma cozinha aberta”, “uma sala despojada”. 
 
Aos desejos assinalados somou-se o fato de que a futura moradora trabalhava, na época, em uma empresa de tintas e, pronto, estavam estabelecidas as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido. “O perfil da moradora é muito marcante, ela adora cores, estampas”, diz o arquiteto Sergio Cabral.
 
Integrado pelos detalhes mínimos
 
A integração dos espaços foi outro item desejado pelos proprietários – um casal jovem, ainda sem filhos. Como o apartamento é antigo, a planta original apresentava cômodos delimitados e acanhados, que tiveram parte das paredes demolidas e, em parte, substituídas por portas corrediças que percorrem grandes vãos.
 
  • Maira Acayaba/ Divulgação

    Lavabo é inspirado no filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e têm clima retrô

Mas os intentos dos que ali morariam não se bastavam nas modificações de grande porte. O proprietário, por exemplo, revelou que gostaria que as portas tivessem as tradicionais almofadas (molduras em madeira que criam desenhos em relevo na superfície) que, segundo ele, são sinônimos de “status”. 
 
Assim, todas as portas foram remodeladas e também tiveram suas maçanetas substituídas por peças muitas vezes garimpadas e, portanto, diferentes entre si. A exceção para o cuidado “retrô” foi para as portas de correr, tanto a envidraçada que delimita e integra a cozinha ao living, quanto para a composta por painéis coloridos  e que separa o home theater do estar, quando necessário. 
 
De forma geral, o apartamento é uma explosão de cores. Desde a entrada - onde um degradê de tons de roxo tinge porta, paredes e teto -, matizes intensos entram em harmonia com peças modernas e confortáveis do mobiliário ou recortes cinematográficos de inspiração vintage, como  no lavabo baseado em um detalhe da cenografia do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001), de Jean-Pierre Jeunet.
 
Além do pequeno banheiro cinematográfico em vermelho, há tons de verde na cozinha e um colorido e delicado painel grafitado pelo artista plástico Nove (João Paulo Cobra). Num toque distinto dos demais espaços, porém, há um único ambiente que se furta a qualquer toque de cor viva: é o banheiro do casal,  que se basta no clássico branco e preto, revisitado de forma moderna.

Ficha técnica

Apartamento RO, São Paulo (SP)

Projeto de SuperLimão Studio

Detalhes do projeto
  • Área Construída 240 m²
  • Início do Projeto 02/2012
  • Conclusão da Obra 01/2013
  • Projeto SuperLimão Studio
  • Projeto de Arquitetura SuperLimão Studio
  • Projeto de Decoração SuperLimão Studio
  • Projeto de Paisagismo Jardineiro Fiel
  • Gerenciamento da Obra SuperLimão Studio
  • Projeto Luminotécnico LDArti
Topo