Casa e decoração

Com 950 m², casa tem estúdio para música e adega para degustar cachaça

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL

A casa Alphaville fica na região metropolitana de Curitiba (PR). O projeto idealizado e executado pelo escritório Carla Kiss Arquitetura abrange dois terrenos contíguos em declive, com vista para um campo de golfe. "O futuro morador pediu um projeto mais conceitual e nos deu total liberdade para criar. A partir daí pudemos trabalhar a volumetria", conta Carla, que tocou os três anos de obra.

Apaixonado por construção e decoração, o dono da residência não só escolheu papéis de parede e outros revestimentos, como trouxe madeira bruta do Rio Grande do Sul para a confecção das mesas de centro e do tampo da bancada do lavabo e pôs a mão na massa: "Na área de churrasqueira, o mosaico de cacos foi feito por ele", diz a arquiteta.

Mil metros

São quase mil metros quadrados de área construída: a arquitetura com estilo contemporâneo, traços retos e recortes geométricos foi combinada a materiais “puros” e muitas aberturas. Em L, a construção foi pensada para ter ambientes integrados e abertos para o lazer com piscina - inspirada nas ágoras (praças gregas).

Generosas janelas e portas de correr levam a luz natural para todos os cômodos e essa luminosidade é potencializada pela predominância dos revestimentos brancos, como o mármore piguês. A fachada leva concreto aparente e tem detalhes feitos com filetes de basalto que avançam para as circulações internas, decorando paredes.

“Outro destaque da fachada é a porta pivotante da entrada, com quase quatro metros de altura por dois de largura”, afirma a arquiteta que, conta ainda, foram necessários seis homens para transportar e instalar o modelo feito sob medida.

Um gole de cachaça

Quando foi feita a escavação para a garagem, surgiu a possibilidade de um espaço extra no subsolo aproveitado como uma adega. "Não haveria janelas e o pé-direito seria mais baixo (2,3 m). O ambiente foi dividido em partes: vinhos, uísques e cachaças mineiras", descreve Carla Kiss.

Com interiores ecléticos que vão do rústico ao clássico, a adega agrega novos gostos ao 'mix' de estilos: o piso em concreto aparente e as paredes de cimento queimado são aliadas às prateleiras feitas com barras de ferro de construção. Ao lado dessas estruturas, estão as cristaleiras feitas sob medida, que disfarçam desníveis do forro.

"Um ripado curvo de madeira criou o pequeno bar, um alambique com um pranchão e, assim, acrescentamos banquetas e mesa de degustação", conclui a projetista.  Com iluminação baixa e embutida, em lâmpadas LED, o ambiente climatizado é aquecido pelo toque pessoal do morador, com a coleção de antigas fotos.

Ficha técnica

Casa Alphaville, Pinhais, Paraná

Projeto de Carla Kiss Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1.046,73 m²
  • Área Construída 950 m²
  • Início do Projeto 2011
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto Carla Kiss Arquitetura
  • Equipe Carla Kiss, Karla Bialecki, Josianni Cerqueira e Cristianne Kelly Ferreira
  • Projeto de Arquitetura Carla Kiss Arquitetura
  • Projeto de Decoração Carla Kiss Arquitetura
  • Projeto de Paisagismo Toque Natural
  • Projeto Estrutural - Concreto Barão Engenharia
  • Construção Jw Correa
  • Projeto de Instalações Elétricas Jw Correa
  • Projeto Luminotécnico Carla Kiss Arquitetura
Topo