Casa e decoração

Com brasilidade, apê de 100 m² ganha parede 'furada' e tapete de ladrilhos

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

Com ‘layout’ original recortado, ambientes compartimentados e acabamentos antigos, o apartamento com 100 m² no Jardim Marajoara, em São Paulo, precisava de uma reforma radical e uma das exigências dos moradores era o fim das divisórias. Para tanto, a arquiteta Ana Yoshida eliminou chanfros (cantos em ângulo), integrou ambientes e deixou a circulação mais fluida.

“Uma copa fechada saiu de cena e deu lugar à ilha de cocção na cozinha. A nova sala, totalmente aberta, passou a aproveitar melhor a luz natural”, conta a arquiteta. A sala de jantar tornou-se a vedete do projeto e para ela, Yoshida pensou em um tapete de ladrilhos hidráulicos, desde a cozinha até a parede de fundo, destacando-se da base branca em marcenaria.

Nos nichos das estantes, muitos livros também dão cor ao convívio. Como o hobby da família é a leitura, os volumes protagonizam a decoração e a sala ganhou um canto de leitura com cadeira assinada por Sergio Rodrigues e suculentas nas janelas.

Cheio de soluções descontraídas, o apê tem, logo no hall de entrada, uma parede de cobogós esmaltados que separa parcialmente a cozinha. "Ao entrar, o visitante não vê a coifa e o fogão", conta Yoshida. Contemporâneo e colorido, o estilo da decoração chega aos dois dormitórios com marcenarias em azul, vermelho e branco. Os banheiros receberam porcelanatos que imitam ladrilhos hidráulicos, em motivos geométricos que se alinham ao restante da proposta.

“Na reforma, foram priorizados o conforto e o despojamento e há forte influência brasileiras na ambientação que leva cobogós, ladrilhos hidráulicos assinados por Marcelo Rosembaum e as telas e porcelanas da artista Isabelle Tuchband”, resume a projetista.

Ficha técnica

Apê Jardim Marajoara, São Paulo (SP)

Projeto de Ana Yoshida

Detalhes do projeto
  • Área Construída 100 m²
  • Projeto Ana Yoshida
  • Equipe Ana Yoshida Arquitetura e Interiores
  • Projeto de Arquitetura Ana Yoshida Arquitetura e Interiores
  • Projeto de Decoração Ana Yoshida Arquitetura e Interiores
  • Projeto Luminotécnico Ana Yoshida Arquitetura e Interiores
Topo