Casa e decoração

Conheça a casa de veraneio de Oscar, craque da seleção brasileira

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

Quando o meio-campista da seleção brasileira Oscar era apenas um menino e dava os primeiros passos no mundo do futebol, um dos seus sonhos era construir uma carreira sólida para poder comprar uma casa como as que ele via na área nobre de Americana, no interior de São Paulo. Os anos se passaram, ele se transformou em uma das estrelas do clube inglês Chelsea e agora, já casado, decidiu que era hora de investir no seu antigo desejo e ter uma casa de veraneio em sua terra natal.

A tarefa de dar formas concretas às ideias do jovem jogador ficou sob a responsabilidade do arquiteto Aquiles Kílaris, que remodelou para o atleta e sua esposa uma residência de 670 m², divididos em dois pavimentos, localizada em um condomínio fechado.

A arquitetura combina linhas curvas e formas orgânicas ao estilo neoclássico, com frontões, molduras e frisos na fachada. Como a residência é utilizada somente nas férias, o ponto de partida do projeto foi criar uma área de lazer completa e espaçosa, com piscina, espaço gourmet, gazebos, jardim e grandes varandas.

Arquitetura imponente

A implantação no terreno de 1.200 m² se deu com base em um estudo sobre a posição do sol e as melhores condições de ventilação. Aquiles conta que a preocupação era garantir que as varandas permanecessem a maior parte do tempo na sombra e a piscina o máximo possível exposta ao sol.

Para dar maior imponência à construção, o projeto também elevou a cota da casa em relação à rua. A estrutura de concreto armado com lajes pré-fabricadas permitiu criar amplos vãos livres e um pé-direito que, na área do mezanino, chega a seis metros de altura. No lado interno, os ambientes integrados e as amplas aberturas favoreceram a entrada de luz natural e a ventilação cruzada.

As áreas sociais se distribuem no térreo. As duas salas de estar, a de jantar, a cozinha, a sala de almoço e o home theater se voltam para o jardim. No segundo andar estão a suíte do casal, com uma generosa varanda, e as dependências de hóspedes.

Toques da realeza

Em função do perfil dos proprietários - um casal jovem na faixa dos 20 anos - a decoração buscou um estilo mais contemporâneo, com predominância de mobiliário e revestimentos neutros. No piso, mármores e porcelanato polido se alinham à arquitetura com sofisticação.

Na decoração, se destacam as referências à realeza - com símbolos como coroas em pratos e nos bordados das almofadas - e à capital britânica, onde o jogador tem residência fixa. A designer Iara Kílaris conta que era fundamental garantir a sensação de aconchego a todos os ambientes, além do luxo. Tal necessidade orientou a escolha dos móveis - sobretudo os estofados - e acessórios, como tapetes, cortinas e papéis de parede.

O projeto de iluminação também foi trabalhado visando o conforto, oferecendo a possibilidade da criação de diferentes climas. Enquanto a luz direcionada ajudou a valorizar elementos marcantes da arquitetura e do paisagismo, como as palmeiras e a piscina.

Ficha técnica

Casa do meio-campista, Americana (SP)

Projeto de Aquiles Nícolas Kílaris

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1.200 m²
  • Área Construída 672 m²
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto Aquiles Nícolas Kílaris
  • Projeto de Arquitetura Aquiles Nícolas Kílaris
  • Projeto de Decoração Iara Kílaris
  • Projeto de Paisagismo Iara Kílaris
  • Projeto Estrutural - Concreto Claudio Tonhetta
  • Construção Argos Construtora
  • Projeto de Instalações Elétricas Hansa Iluminação
  • Projeto Luminotécnico Hansa Iluminação
Topo