Apartamentos

Contrastes em equilíbrio definem o estilo contemporâneo de apartamento de 180 m²

Poucos elementos, contrastes pontuais e muita leveza. Essas características predominam no projeto de interiores da designer Marília Brunetti de Campos Veiga para um apartamento de 180 m², no bairro de Vila Nova Conceição, em São Paulo. Foram cinco meses entre reforma, marcenaria, acabamento e decoração. "O maior desafio foi corresponder às expectativas dos donos da casa, um casal jovem, na faixa dos 40 anos, que gosta de decoração, mas não tem tempo de se dedicar a um processo que leva tempo e é cheio de detalhes", diz Marília Veiga.

  • Arte UOL

    Na reforma, foram mantidas uma suíte para o bebê e a máster, ambas na parte de baixo da planta. O terceiro quarto virou home office, e o quarto foi incorporado ao home theater

"Eles têm um senso estético aguçado, são exigentes e sofisticados. Os desejos deles foram orientando o projeto, que tinha como premissa também o conforto e a praticidade. E pouco a pouco fomos desenvolvendo as ideias e acertando as escolhas", lembra a designer.

A planta entregue pela construtora, com quatro quartos, não funcionava mais para o momento atual dos proprietários e assim um dos dormitórios foi desfeito e cedeu espaço para aumentar o home theater; o segundo foi decorado para a chegada do bebê, que na época da compra não estava nos planos; e o terceiro resultou em um home office prático e funcional. Assim, apenas a suíte principal foi mantida intocada.

Depois dessas mudanças de paredes, foi feita uma adaptação de pontos de elétrica e aplicado forro de gesso em todo o apartamento. A moldura de teto e o cortineiro, também de gesso, complementam os cuidados com o acabamento. A nova divisão dos ambientes enfatiza a integração dos espaços e a sensação de amplitude, intensificada pelo jogo de espelhos.

Viva a diferença

Os detalhes alegres do living contrastam com os tons mais sóbrios do home theater. Gravura e fotografia em preto e branco combinam com uma tela abstrata colorida. Almofadas cheias de cor quebram a seriedade do sofá chumbo. O tapete cru neutraliza outro, em patchwork. Tudo é uma questão de equilíbrio – detalhe que dá bossa ao projeto. "A combinação bem dosada, sem exageros, é que traz a harmonia entre os elementos e resulta em um conjunto agradável de ver e um ambiente gostoso de estar", resume a designer de interiores.

Outro aspecto que enche o apartamento de personalidade é a marcenaria planejada. Prateleiras, nichos, painéis de sustentação do home theater, bufê, armários, adega, porta de correr e até o rodapé – cada peça foi desenhada com exclusividade para melhor aproveitamento do espaço e marcar o estilo da decoração. E já que o assunto é madeira, vale destacar o acabamento decapê gray que confere o efeito cinza às prateleiras do home theater, e o piso de tacão tauari, com acabamento de resina acetinada. "É um material nobre e quente, mas também muito prático", conclui Marília Veiga. (Isabela Leal, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento na Vila Nova Conceição, São Paulo

Projeto de Marília Brunetti de Campos Veiga Designer de Interiores

Detalhes do projeto
  • Área Construída 180 m2
  • Início do Projeto 2008
  • Conclusão da Obra 2008
  • Projeto Marília Brunetti de Campos Veiga
Topo