Apartamentos

No Rio, reforma transforma dois apês em dúplex com 600 m²

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

Em São Conrado, no Rio de Janeiro, a arquiteta Izabela Lessa redesenhou os acessos e interligou dois amplos apartamentos transformando-os em um dúplex espaçoso com 600 m² e vistas deslumbrantes da orla. Além de proporcionar o desfrute da paisagem, as fachadas de vidro e as varandas do imóvel, uma social e outra privativa, permitem que a luminosidade natural penetre na residência.

O desejo do casal com dois filhos pequenos era morar em um apartamento com ambientes amplos e integrados. No primeiro andar, o living cumpre bem esse papel: sem paredes, o espaço com duas áreas de estar se une às salas de jantar e de TV e se conecta ao escritório por uma porta de correr. Nesses cômodos, o uso do mesmo piso de mármore travertino, na cor areia, contribui para concretizar a proposta de integração.

Conforme afirma Lessa, para transformar os dois apês em dúplex não foi preciso interferir drasticamente na parte estrutural das unidades. “Apesar de não estarem preparados para se interligarem, apenas a quebra de uma laje foi suficiente para implantar a escada que liga os apartamentos idênticos”, explica.

Considerada pela arquiteta como um dos destaques do projeto, a nova escada é presa à parede por fixadores imperceptíveis, o que dá a sensação de que a estrutura flutua. “Ela tem uma aparência leve, que se mistura à paisagem da praia por estar colada à fachada de vidro que vai do chão ao teto”, argumenta Lessa.

Varanda privativa

No segundo andar da residência estão a suíte do casal com closet, os quartos das crianças, uma brinquedoteca, uma sala íntima, além de uma mini copa, uma lavanderia e do dormitório de empregada. Limitado por panos de vidro, o quarto do casal está todo voltado para a generosa varanda privativa de frente para o mar, assim como o espaçoso banheiro da suíte.

Anexa ao ambiente, a sala íntima foi pensada para ser um espaço de leitura. As duas poltronas Etel, viradas para a fachada envidraçada, permitem contemplar a vista da praia, um cômodo propício ao descanso e relaxamento.

Ficha técnica

Apartamento dúplex, São Conrado (RJ)

Projeto de Izabela Lessa

Detalhes do projeto
  • Área Construída 600 m²
  • Início do Projeto 2008
  • Projeto Izabela Lessa
  • Colaboradores Vivai Marcenaria, Kitchens e Empório Beraldin
  • Gerenciamento da Obra Laer Engenharia
  • Projeto de Instalações Elétricas Laer Engenharia
  • Projeto Luminotécnico Maneco Quinderé
Topo