Projetos de jardim

Jardins de fazenda no interior de SP adaptam-se ao estilo da casa e à natureza local

Se dependesse do paisagista Gilberto Elkis, que conta com uma lista de clientes famosos como a apresentadora Eliana e a atriz Malu Mader, todo jardim tinha água. Este projeto realizado em conjunto com o arquiteto João Mansur para uma fazenda em Bragança Paulista foi uma oportunidade para explorar esse elemento que ele tanto adora.

O centro de atração é a área da piscina, retangular e com fundo infinito. Desenhada por Mansur, ela se diferencia pelas proporções e nuances esverdeadas conferidas pelo revestimento. As bordas em arenito rosa e o piso ao redor em plaquetas de tijolos na cor palha realçam os tons da piscina.

Os revestimentos (cerâmica e pedras) foram especificados de forma criteriosa, pois compõem muito bem com o local e com o partido arquitetônico adotado pelo projeto, além de aquecerem os ambientes e darem ao jardim um toque muito charmoso.

"As pedras, consideradas criaturas vivas pelos orientais, foram escolhidas para os patamares do jardim, pois enfatizam a atmosfera natural. Estão nas escadarias, nos apoios para vasos, no traçado dos caminhos e nas fontes que completam o cenário totalmente verde", descreve.

O projeto atendeu ao desejo do casal de proprietários por uma área de vegetação para contemplação. Dessa forma, as escolhas dos vasos e das várias espécies foram estrategicamente posicionadas.

"Pensei na estética e na fácil manutenção em função da altura", completa Elkis.

Hoje, a piscina, além de ser o ponto de encontro da família, é desfrutada também nos momentos de reflexão, tendo em vista a bela paisagem e a represa ao longe, um convite à meditação. (Silvana Maria Rosso - do UOL, em São Paulo)

Ficha técnica

Fazenda em Bragança Paulista, Bragança Paulista (SP)

Projeto de Gilberto Elkis

Detalhes do projeto
  • Início do Projeto 2007
  • Projeto Gilberto Elkis
  • Projeto de Arquitetura João Mansur
Topo