Casa e decoração

Reforma derruba paredes de dúplex para destacar paisagem do Rio

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São paulo

A certeza de que sempre haverá, no Rio de Janeiro, uma bela paisagem a dar fôlego aos moradores ou visitantes da cidade conduziu o projeto da cobertura Rio Design Leblon, que ocupa os dois últimos andares (29º e 30º) do edifício do shopping de mesmo nome, em um dos bairros mais badalados da cidade.

A reforma do apartamento ficou a cargo do escritório House in Rio, que procurou integrar todos os ambientes do que antes eram duas unidades independentes, dando origem à ampla cobertura com área total de 200 m².

A paisagem esplendorosa da cidade foi valorizada pelo novo “layout” de distribuição dos espaços. Tanto que os ambientes sociais foram blocados no 30º andar, onde está o terraço, deixando as suítes e home theater no 29º andar, o que contraria a organização tradicional e corriqueira dos apartamentos dúplex. A entrada, porém, ainda é feita no hall posicionado no piso mais baixo e íntimo.

Simplicidade maravilhosa

“Distribuímos os espaços de modo que de todos os ambientes fosse possível desfrutar da vista para o mar e as montanhas do Rio”, revela o arquiteto Rodrigo Cardoso, do House in Rio. Assim, até mesmo os banheiros das suítes tiveram suas paredes postas abaixo e acabaram por ganhar amplitude visual, ao serem separados do quarto apenas por boxes de vidro. “Dessa maneira, a beleza do Rio pode ser contemplada mesmo na hora do banho”, ressalta Cardoso.  

Com o intuito de criar uma ambientação contemporânea, o House in Rio utilizou poucos móveis e materiais funcionais, como o porcelanato que reveste o piso dos dois andares, o aço corten da escada e o cimento queimado das paredes. No living com ambientes integrados – estar, jantar e cozinha – e abertos para o terraço que ocupa a maior parte do andar superior, com lavabo, piscina e área para espreguiçadeiras, o teto rebaixado em gesso permitiu embutir todas as instalações elétricas.

Fora a paisagem, alheia à prancheta dos arquitetos, talvez o maior destaque dos interiores seja a mesa de jantar, desenhada pelos profissionais do escritório. Trata-se de uma peça com duas bases de concreto fixadas ao chão e tampos de granito preto. O diferencial está na divisão do tampo, criada para possibilitar o deslocamento da esquadria das portas corrediças. Desse modo, é possível optar por fazer as refeições tanto ao ar livre, na varanda, quanto no espaço interno da sala. Uma virtude da criatividade.

Ficha técnica

Cobertura Rio Design Leblon, Rio de Janeiro (RJ)

Projeto de House in Rio

Detalhes do projeto
  • Área Construída 200 m²
  • Projeto House in Rio
  • Projeto de Arquitetura House In Rio projetos
  • Projeto de Paisagismo Embya
  • Construção Areas Engenharia
  • Projeto Luminotécnico House In Rio projetos
Topo