Casa e decoração

Parede de concreto aparente sustenta bloco elevado em casa moderna

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

O terreno para a Casa Planalto era retangular (20 m x 40 m), num bairro de classe média alta da área urbana da capital paulista. Como grandes avenidas cercam o bairro, a primeira preocupação do arquiteto Flavio Castro foi encontrar um eixo de implantação que protegesse a residência do barulho do tráfego intenso, sem abrir mão de obter a melhor insolação possível.

Dos estudos da direção e intensidade do ruído, e do movimento do sol ao longo do dia, surgiu o esboço de dois volumes compridos e retangulares, a se sobrepor perpendicularmente. O bloco térreo, maior e transversal à rua, recebeu salas de estar, home theater, jantar, cozinha e serviços integrados, em uma área de convívio social totalmente livre de pilares. No pavimento superior, ficaram três dormitórios para casal com dois filhos.

Esse primeiro volume repousa sobre um segundo, perpendicular, que tem viga metálica para dar apoio à estrutura.  Nas pontas da casa, paredes estruturais de concreto seguram toda a composição arquitetônica, num “L”.

As fachadas que se voltam para o sol (norte) possuem grandes aberturas, ora protegidas por portas de vidro, ora por venezianas piso-teto de alumínio preto. Há ainda brises em aço corten. Todos, combinados ao concreto aparente das paredes laterais, e aos tons amadeirados da mobília e da marcenaria, dão toque rústico a uma arquitetura reta e bastante atual.

Jardins: um seco, outro com ofurô

Sobre a área coberta de churrasqueira está o jardim seco, definido também como solário (terraço reservado para os banhos de sol). No espaço, o proprietário abriu mão da vegetação, partindo para a decoração com seixos rolados de rio, deck de madeira cumaru e cones em concreto e vidro que, ligados a aberturas na laje, formam claraboias para vazão de luz natural.

Lá embaixo, em outro jardim, é a vegetação quem predomina, com duas árvores pré-existentes no terreno e que foram preservadas. A distância entre elas marca não só a largura da ofurô e do deck gramado, mas serve também de base para modular a estrutura da própria casa, estabelecendo a distância entre os pilares metálicos que ajudam a sustentar as portas de vidro de correr.

Quando as portas e os brises estão abertos, as árvores "entram" na área de convivência através do pé-direito duplo. Daí se entende que elas são, na verdade, mais um dos vários detalhes arquitetônicos deste cuidadoso projeto. 

Ficha técnica

Casa Planalto, São Paulo (SP)

Projeto de Flavio Castro

Detalhes do projeto
  • Área Construída 600 m²
  • Início do Projeto 2010
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto de Arquitetura Flavio Castro
  • Projeto de Decoração Flavio Castro, Claudia Reis e Jennifer Andrade
  • Projeto de Paisagismo Flavio Castro
  • Projeto Estrutural - Concreto Edatec (Enio Barbosa)
  • Projeto de Instalações Elétricas Waldir Mirhan
  • Projeto Luminotécnico Flavio Castro e Claudia Reis
Topo