Casa e decoração

Projeto aproveita espaço com marcenaria bem pensada, espelhos e cores

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Em São Paulo, um apartamento com 60 m² conta com uma distribuição inteligente: no pavimento-base, o living é integrado à cozinha e o home theater com banheiro pode ser usado como escritório e quarto de hóspedes. No mezanino, mais um escritório e uma suíte para o casal. "Duas linhas orientaram o projeto de interiores, a cor e a funcionalidade", explica a designer Daniela Frugiuele, do escritório Suite Arquitetos.

A busca por espaços multifuncionais foi possibilitada pelo cuidado arquitetônico em pensar os móveis como sofá, mesas de canto e de centro e todos os nichos, bancos e armários usados na cozinha, salas, banheiros e dormitórios conjuntamente com o desenvolvimento do "layout". "O móvel da lavanderia também é bar. A estante para TV no home theater se desdobra em uma bancada de trabalho e este mesmo ambiente serve como quarto de hóspedes, porque tem banheiro próprio e um sofá-cama”, descreve a designer.

Mas o projeto vai além: na divisão entre sala e cozinha, uma caixa transparente, em vidro temperado, serve como aparador e, ainda, embute uma televisão, que parece suspensa no ar. Na área de cocção, a bancada tem um nicho retrátil, que abriga forno e cooktop elétricos.

Para articular tantas funções, nada melhor do que usar cores. No apartamento Alvorada predominam os tons de azul e cinza. Essas paletas formam a segunda linha-mestra de orientação do projeto. O azul dá destaque aos detalhes decorativos: marcenaria, quadros, fotos, almofadas e outros objetos de design consagrado como as cadeiras Bertoia, usadas na sala de jantar e especialmente laqueadas para o apê. Já o cinza cria o pano de fundo no porcelanato dos pisos e nas paredes. Fugindo à regra, o lavabo social é o único com pintura preta, grafitada. Por fim, paredes posicionadas de forma estratégica foram completamente revestidas com espelhos e ampliam o espaço. O resultado é uma casa harmoniosa em cores e ideias, que fazem valer o morar.

Ficha técnica

Apartamento Alvorada, São Paulo (SP)

Projeto de Suite Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 60 m²
  • Conclusão da Obra 2015
  • Projeto Suite Arquitetos
  • Equipe Suite Design (marcenaria e móveis)
  • Projeto de Decoração Suite Arquitetos
Topo