Casa e decoração

Projeto atualiza apartamento com mais de 30 anos e 300 m²

Bem desatualizado, mas amplo, o apartamento adquirido pelo casal jovem e sem filhos pedia uma bela reformulação. A planta caracterizava-se por dois eixos, do corredor e do living, que foram preservados e melhor definidos no projeto de reforma idealizado pela ALN Arquitetos: o hall perdeu as curvas e o lavabo foi rotacionado, reduzindo os cantos perdidos.

 

Os proprietários desejavam que o apartamento ficasse com aspecto e distribuição modernos, de modo a comportar um escritório, uma adega climatizada e cozinha com dois ambientes -um tradicional com fogão de embutir para a cozinheira e outro com ilha, bancada gourmet e cooktops para eles prepararem as refeições.

A reforma atualizou tanto a planta e o uso do imóvel, quanto os acabamentos e as instalações de elétrica e hidráulica, além de implantar aparelhos de condicionamento de ar. O projeto contemplou o nivelamento do piso para integrar os ambientes. Nas área secas (social e íntima), revestiu-se o assoalho de bambu natural mesclado de alta densidade, da Bamboofloor. Onde se pretendia iluminação embutida e maior aconchego, aplicou-se forro de drywall.

  • Arte/UOL

O projeto eliminou as paredes divisórias da ala social e as portas que a separavam da varanda e sala de lareira, resultando em uma área ampla. Como a lareira tradicional ocupava muito espaço, a nova proposta a substituiu por equipamento a gás mais compacto, mantendo o duto do vizinho, que foi revestido em aço inox.

A cozinha e a antiga copa foram unificadas, criando-se um espaço único ligado à sala por uma porta de correr, acoplada ao volume de marcenaria que também da forma a porta de entrada pivotante. A despensa e uma parte dos dois dormitórios de empregada cederam espaço para a adega. A outra parte transformou-se em uma despensa aberta.

O lavabo foi deslocado, graças ao shaft (espaço por onde passam as instalações prediais) para tubulações e duto de ventilação, que foi abraçado pela marcenaria onde está o um nicho para uma escultura. E o banheiro que dava para o corredor agora serve aos dois quartos com portas de correr. (Silvana Maria Rosso, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento Campo Belo, São Paulo (SP)

Projeto de ALN Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 300 m²
  • Início do Projeto 2009
  • Conclusão da Obra 2010
  • Projeto Paula Andrade, Marcus La Motta e Ivan Nishihata
  • Colaboradores Fernanda Leite (estagiária)
  • Projeto de Paisagismo Grama & Flor
  • Construção ALN Arquitetos
  • Projeto de Instalações Elétricas Val Empreiteira
  • Projeto Luminotécnico ALN Arquitetos
Topo