Apartamentos

Projeto de decoração recupera linhas art déco de apartamento de 270 m² em São Paulo

A reforma realizada pelo arquiteto Antonio Ferreira Junior neste apartamento localizado em um prédio dos anos 40 resgatou para os interiores os traços art déco da fachada tombada, que foram modificados ao longo dos anos. O imóvel foi adquirido e reformado para uso próprio do arquiteto, que antes habitava uma unidade no térreo do mesmo edifício.

Apreciador de antiguidades e de obras de arte, ao tomar conhecimento que seria realizado um bazar de móveis e obras de arte em um dos apartamentos do seu prédio, Junior não pensou duas vezes e foi ao evento, onde soube que o imóvel também estava à venda. Ficou tão encantado que a aquisição de peças ficou em segundo plano.

O apartamento tinha um estilo mais clássico, diferente das linhas originais do edifício. "Eu trouxe para o interior as linhas art déco presentes nos elementos de fachada," explica o arquiteto que resgatou boiseries, guarnições e rodapés da época. A interferência prevista por ele também restaurou piso, e algumas portas, modernizou o uso do imóvel com a ampliação da cozinha e da sala de estar, que se acoplou à varanda, e ainda tingiu as paredes com tons da época como erva doce, pistache, gema e azul petróleo.

  • Arte UOL

    A comparação da planta antes da reforma com a feita para a reforma mostra como a cozinha ganhou espaço com a incorporação de um banheiro e parte da área de serviço. O segundo quarto ficou um pouco menor, mas o apartamento ganhou duas suítes

O projetou previu a atualização das instalações hidráulicas e elétricas, assim como louças e metais, a diminuição do dormitório de hóspedes com o intuito de ganhar espaço para o novo banheiro que também atende as visitas como lavabo. A nova ambientação reforça o estilo arquitetônico adotado com a mistura de móveis e peças de arte de meados do século 20 e contemporâneas. Hoje, quem chega ao apartamento transporta-se para o clima daqueles tempos, mas com todo o conforto do século 21. (Silvana Maria Rosso, colaboração para UOL)

Ficha técnica

Apartamento do arquiteto, São Paulo

Projeto de Antonio Ferreira Junior

Detalhes do projeto
  • Área Construída 270 m²
  • Início do Projeto 2009
  • Conclusão da Obra 2010
  • Projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
  • Construção Dermani Matos
Topo