Casa e decoração

Rampa 'monumental' e áreas de lazer privilegiadas compõem casa de veraneio

Ledy Valporto Leal

Do UOL, em São Paulo

À primeira vista, as dimensões generosas desta residência podem dar a impressão de um lar permanente para uma família numerosa. Entretanto, trata-se de uma casa de fim de semana situada na cidade de Araraquara (SP), terra natal dos proprietários que moram na capital paulista.

Um dos vencedores do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2013”, o projeto da Casa FG, entregue ao escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, impressiona não só pela volumetria, como também pela equilibrada mistura dos materiais escolhidos (pedra, madeira, vidro e concreto). Ou, como ressaltam os arquitetos: a ideia foi erguer uma verdadeira casa de campo em plena cidade, em conformidade ao desejo dos donos da residência, que queriam espaços amplos capazes de abrigar uma família numerosa, com filhos, netos, sobrinhos, irmãos e amigos “agregados”.

Por isso, a ala social é o coração da casa, conectada à varanda e ao jardim. Com área construída de 1.150 m², a construção está implantada em terreno de geometria singular, resultado da conjugação de dois lotes unidos por uma passagem de oito metros, sendo o primeiro maior, de esquina, e o outro de pequenas dimensões.

O partido arquitetônico se subordina a esta conjunção pouco comum de terrenos e dispõem as dependências de serviço (garagem, dormitório, banheiro e áreas de serviço, depósito, entradas técnicas de gás e energia, além da casa do caseiro) em um único pavimento, no lote menor, enquanto os principais volumes da residência compreendem dois blocos articulados em “L”, voltados para a piscina e com seu vértice junto àquela pequena passagem citada.

Bem dividida

O pavimento térreo do conjunto abriga, basicamente, as dependências sociais, organizadas em diferentes ambientes como a varanda gourmet e as salas de jantar – com mesa para 18 comensais -, estar e TV, além de ala dos hóspedes. A maior parte desses espaços tem como foco a referida área livre de lazer com piscina e jardins. Ao fundo, a retaguarda do “braço” onde está o jantar, conta ainda com, sala de brincar, cozinha e copa.

Sobre o volume “intermediário”, que agrupa os quartos de hóspedes e o estar, está a entrada principal. Esta parte da construção é a única que detém um piso superior complexo e destinado às dependências íntimas. Ali estão as quatro suítes que se ligam ao amplo terraço formado pela laje do bloco térreo que dá continuidade ao “L”. O mirante, arrematado com pérgola, pode ser utilizado como solário e tem vista para a cidade.

Monumental e prática

Destaque importante na articulação dos espaços tem a rampa, implantada logo na entrada da casa. Iluminada por abertura zenital (claraboia), a ligação estabelece uma clara e expressiva integração entre os dois pisos e, por isso, ganha certa monumentalidade. Além dela, há uma escada helicoidal, situada próximo à cozinha, que oferece acesso ao piso dos dormitórios.

Outra solução que contribui formalmente para o enriquecimento do conjunto arquitetônico é o volume do escritório, no patamar da rampa e junto à porta de acesso principal. A “caixa” lança-se à frente da construção, com todo seu corpo disposto em balanço de 3,2 m e revestido por uma estrutura metálica que contrasta com o concreto armado do restante da fachada.

Na construção, aliás, há um deliberado propósito no emprego de materiais diversos: o concreto armado, deixado aparente e usado tanto na estrutura quanto em vedações, é o elemento forte e definidor da arquitetura. O forro, com curvas delicadas compostas pelas placas de madeira freijó, ajuda a suavizar e aquecer visualmente os interiores, enquanto a pedra São Thomé, que reveste o piso térreo integralmente, concede uma unidade “clean” ao conjunto de ambientes internos e externos. 

Ficha técnica

Casa FG, Araraquara (SP)

Projeto de Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 2.000 m²
  • Área Construída 1.152 m²
  • Início do Projeto 2008
  • Conclusão da Obra 2011
  • Projeto Reinach Mendonça Arquitetos Associados
  • Equipe Henrique Reinach e Mauricio Mendonça
  • Colaboradores Humberto Buso, Luciana Maki, Frederico Zara Chiarelli, Lucas Padovani, Tony Chen, Marcello Zahr, Maurício Metello, Ana Júlia Sprovieri, Flora Fuji, Maíra Cordeiro, Rúbia Moreira, Flávia Henriques, Natália Campos, Jéssica Lianza, Lucas Pohl, Lucas Ferreira e Natasha Vilaça
  • Projeto de Arquitetura Henrique Reinach e Mauricio Mendonça
  • Projeto de Decoração Maria Brasil Arquitetura e Interiores
  • Projeto de Paisagismo Raul Pereira
  • Projeto Estrutural - Concreto Benedicts Engenharia
  • Construção Construtora BVM
  • Projeto de Instalações Elétricas Pessoa e Zamaro
  • Projeto Luminotécnico Franco e Fortes Lightinig Design
Topo