Casa e decoração

Reforma com bom uso do espaço fez vida 'em 90 m²' caber em apenas 38 m²

Ledy Valporto Leal

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Minimizar o efeito brusco da mudança feita por um jovem casal, que morava em um apê com 90 m² e passou para um de 38 m², foi uma das tarefas da arquiteta Marcela Madureira, responsável pela reforma deste segundo apê, situado na zona sul de São Paulo.

A nova morada precisava acomodar todos os pertences dos dois moradores com conforto e charme. “A melhor solução foi abrir tudo e integrar os ambientes”, diz a arquiteta. Assim, as duas portas de correr que separavam a varanda da sala de estar e do dormitório foram eliminadas e substituídas apenas por persianas "blackout" que, quando recolhidas, deixam entrar intensa luminosidade natural no apê.

A parede de alvenaria que, na planta original, separava o estar da suíte do casal também foi demolida e substituída por outra composta de cobogós, de maneira que a delimitação dos ambientes também os unisse. “Essa foi a intenção primeira: interligar os espaços, além de imprimir a sensação visual de maior amplitude”, explica Madureira.

Varanda + cozinha

Ocupando 1/3 da área do apartamento, a varanda foi transformada em cozinha, de modo que o proprietário pudesse exercitar seu "hobby" favorito: a culinária. O espaço, embora pequeno, ficou muito prático e acomodou todos os eletrodomésticos e utensílios. Uma ilha central encimada por coifa reúne cooktop, forno, máquina de lavar roupas e funciona também como mesa para refeições. Os destaques máximos são a geladeira colorida e o piso de ladrilho hidráulico laranja e verde, toques retrô que deixaram o ambiente com atmosfera agradável e convidativa.

Na sala de estar, a parede que daria apoio à bancada com cuba da antiga cozinha, com a reforma ganhou um armário-curinga. Com desenho desenvolvido pela arquiteta, o móvel feito sob medida em marcenaria tem 4,5 m de extensão e divisórias. Ou seja, cada módulo serve a uma determinada categoria de objetos como roupas pessoais, enxoval, material de limpeza, livros e até home theater, cafeteira e adega. Assim, organizando e encaixando, a vida coube em menos da metade do espaço de outrora e a qualidade de vida foi mantida.

Ficha técnica

Apê Affinity, São Paulo (SP)

Projeto de Marcela Madureira

Detalhes do projeto
  • Área Construída 38 m²
  • Conclusão da Obra 2015
  • Projeto Marcela Madureira
  • Projeto de Arquitetura Marcela Madureira
  • Projeto de Decoração Marcela Madureira
Topo