Apartamentos pequenos

Reforma de apê com 29 m² dura 20 dias e cria marcenaria inteligente

Silvana Maria Rosso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

O estúdio com 29 m² atraiu o interesse do jovem o administrador, que trocou o aluguel pela casa própria. Originalmente, o apê recém-adquirido tinha piso revestido com laminado de madeira, marcenaria muito antiga e deteriorada e bancadas ultrapassadas.

Para reformar o imóvel e deixá-lo aconchegante e funcional, os designers Marcos Paulo Soares e Pedro Gustavo Borges (do escritório Notar Design) criaram uma área social grande o suficiente para comportar pequenas reuniões com amigos ou para um jantar intimista.

Estilo urbano
 
Como a planta do estúdio era aberta, a divisão entre quarto e living foi feita com uma estante com nichos, pivô que permite girar a TV e prateleiras sem fundo que permitem a circulação do ar refrigerado. "Queríamos integrar de forma que o todo não ficasse sufocante e a privacidade do quarto fosse preservada", conta Marcos.
 
Contemporâneo com toques urbanos, o projeto lançou mão do cinza nos revestimentos do piso e do mobiliário. Para delimitar a cozinha, a bancada de madeira serve tanto como mesa de jantar, quanto área de trabalho. Sobre a pia, foram instalados azulejos com motivos geométricos.
 
E, com o intuito de ampliar visualmente o estúdio, os profissionais previram a colocação de dois espelhos em pontos estratégicos: as superfícies replicam os visuais e melhoram a distribuição da luz. Depois de apenas 20 dias de reforma, o apê rejuvenesceu.

Ficha técnica

Apartamento Pinheiros, São Paulo, SP

Projeto de NOTARdesign

Detalhes do projeto
  • Área Construída 29 m²
  • Início do Projeto Julho de 2015
  • Conclusão da Obra Agosto de 2015
  • Projeto NOTARdesign
  • Equipe Marcos Paulo Soares e Pedro Gustavo Borges
  • Projeto de Decoração NOTARdesign
Topo