Projetos

Reforma transforma quarto em home theater e escritório

Silvana Maria Rosso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

O desafio de sair da casa dos pais foi a motivação para um jovem casal comprar o primeiro apartamento ainda na etapa de construção. Com o desejo de ter áreas sociais integradas para receber os amigos, contrataram a Pimont Arquitetura, que redesenhou a planta de 127 m² determinando a melhor posição para as instalações e os novos acabamentos. 

A planta do Apartamento em Floripa tinha duas suítes e dois quartos com banheiro compartilhado. No novo projeto da residência em Santa Catarina, apenas as suítes de casal e de hóspedes foram mantidas. “Transformamos um quarto em closet. No outro, aproveitamos para fazer a ampliação da sala de estar”, explica o arquiteto Henrique Pimont. A área, que serve como um pequeno escritório com banheiro, ganhou equipamentos de home theater. 
 
Para fazer a transição entre o escritório/home theater e a sala, desenharam o pórtico de madeira de demolição. Uma das paredes de living foi revestida com tijolos, chamando atenção de quem entra no imóvel. 
 
A cozinha é delimitada pela bancada de aço inox e pelo forro rebaixado. Em contraponto, uma das paredes foi revestida de madeira em demolição. Antes fechada, a varanda goumert agora integra a área social. O espaço mescla os mesmos elementos da cozinha, com estilo rústico chique do design de interiores. 
 
Uma prancha de surfe, com interferências da artista gaúcha Heloisa Crocco, da Crocco Studio Design, colocada sobre a parede revestida com tijolos rústicos no corredor da residência, deixa o espaço ainda mais com a cara dos moradores. 
 
Privacidade com conforto
 
A porta do banheiro na suíte do casal foi retirada e a bancada da pia extrapola os limites do ambiente, fazendo conexão com o quarto. 
 
O segundo dormitório do Apartamento em Floripa foi mobiliado com sofá-cama confortável, armário aéreo para armazenar pertences da casa e um outro destacado em amarelo para o uso dos hóspedes. 

Ficha técnica

Apartamento em Floripa, Santa Catarina

Projeto de Pimont Arquitetura

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 127 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra 2015
  • Projeto Pimont Arquitetura
  • Equipe Henrique Pimont
  • Colaboradores Mirela Moser
Topo