Apartamentos

Sala de estar e quarto se alternam em apartamento de apenas 50 m²

O apartamento era pequeno, com apenas 50 m², e tinha dois dormitórios. O cliente, um empresário jovem, divorciado e que viaja bastante, queria uma sala com TV, um quarto confortável e que o imóvel comportasse suas duas filhas nos fins de semana. A solução encontrada pela arquiteta Regina Adorno foi botar abaixo as paredes, criando um ambiente amplo e flexível que alterna as funções de sala e quarto.

Assim nasceu a ideia de uma cama embutida e de um móvel giratório para a TV. “Durante o dia, uma ampla sala com a TV voltada para o sofá. À noite a TV vira, a cama desce e se abrem duas mesinhas na lateral, aparecendo o quarto”, descreve Adorno. Quando o proprietário recebe as crianças, o sofá vira outra cama, e surge outro armário ao lado do boxe do banheiro.

O projeto de Adorno integrou todos ambientes e agora a cozinha faz parte da sala/quarto. No apê, restaram apenas duas portas internas: a dos serviços e a do banheiro, que também se liga ao salão pela parede vidro, podendo ser isolado com a cortina.

  • Idealizado para um homem solteiro, o apartamento ficou livre de paredes divisórias para ter seus ambientes integrados. Apenas o móvel da TV separa o estar/quarto do espaço da cozinha

Atrás da cama ainda sobrou área para o generoso e iluminado closet. Completando o espaço, o layout reservou um canto para refeições, e outro para o home office.

O tom masculino é conferido pelas cores sóbrias como o cinza e o padrão madeira, destacados pelo fundo o branco que dá amplitude ao espaço. (Silvana Maria Rosso, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento em Moema, São Paulo (SP)

Projeto de Regina Adorno

Detalhes do projeto
  • Área Construída 50 m²
  • Início do Projeto 2008
  • Conclusão da Obra 2008
  • Projeto Luminotécnico Reka Iluminação
Topo