Casas

Sobrado de 450 m² destaca-se em bairro tombado como uma escultura moderna


Entre as copas das árvores centenárias e telhados característicos de um bairro estritamente residencial e tombado em São Paulo (SP), sobressai-se a cobertura arredondada com ar fabril do sobrado projetado por Bela Gebara, da Gebara Conde Sinisgali Arquitetos -- fruto do sonho de um casal de namorados em possuir uma residência que atendesse as várias etapas de sua vida.

O terreno plano de 300 m² de desenho irregular (mais estreito na frente e mais largo no fundo) abrigava um sobrado antigo e apresentava algumas restrições, devido ao tombamento do bairro, que determina a preservação da vegetação arbórea, dos traçados urbanos contidos entre os alinhamentos dos lotes, e as linhas que demarcam o terreno.

Em função dessas restrições, o projeto também deveria passar pela aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).


"A casa estava muito detonada e, em comum acordo, decidiu-se pela construção de uma nova residência", explica a arquiteta que optou pela demolição para o melhor aproveitamento da área. A implantação foi planejada de acordo com a legislação que permitia encostar a obra em um dos lados. Assim, o projeto estabeleceu o recuo na outra fachada lateral, que por estar voltada para ótima face de insolação, o nordeste, abriga os dormitórios. Já a fachada frontal beneficia-se do maior recuo determinado por lei, em torno de seis metros, possibilitando a distância ideal para o subsolo com rampa.

Dividida em dois blocos, a construção mantém a privacidade da família. As áreas íntima e social localizam-se no volume posterior, tirando maior proveito dos fundos do lote, e a área de serviços e empregados na frente. Os acessos são realizados pelas laterais, sendo que a entrada principal está situada no meio do bloco social.

Como o projeto deveria contemplar um futuro uso para um casal e dois filhos, o programa dos clientes era extenso, e previa duas suítes para as crianças e um térreo generoso, com serviço completo, terraço e jardim. Entre a aprovação do projeto no Conpresp e no Condephaat (em torno de um ano), e a construção (quase dois anos) os namorados casaram-se e tiveram o primeiro filho.

Uma escultura moderna
O projeto arquitetônico partiu para a verticalização, adotando a forma de sobrado, para contemplar todas as necessidades dos proprietários em um terreno que não era grande o suficiente para o padrão da obra. Uma vez vertical, o volume em concreto foi tratado como uma escultura, que surge por meio dos recuos e saliências, marcados por texturas diversas -- tijolo à vista e massa grossa desempenada (argamassa feita de cimento, cal e areia média alisada com ferramenta própria para nivelar) pintada de branco.

A circulação foi planejada estrategicamente de modo a facilitar o deslocamento entre os quatro pavimentos, contemplando duas escadas: uma com dois lances que leva do social ao terceiro pavimento; e a segunda também com dois lances que liga o subsolo ao segundo pavimento. Para facilitar o deslocamento vertical de cargas ou compras da garagem até o segundo pavimento, um monta-cargas.

A garagem pôde ser construída graças a escavação. Por isso, além das estacas de concreto moldadas no local, a cortina de concreto, nas extremidades do subsolo, faz a contenção da terra. E, em cumprimento à lei que determina a altura máxima de 10 metros, a arquiteta aproveitou a cobertura para abrigar a biblioteca, que funciona como um paraíso entre as centenárias copas do Jardim Paulista. (Silvana Maria Rosso, colaboração para UOL)

Ficha técnica

Sobrado com cobertura em arco, São Paulo (SP)

Projeto de Gebara Conde Sinisgali Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 300 m²
  • Área Construída 450 m²
  • Início do Projeto 2003
  • Conclusão da Obra 2006
  • Projeto Bela Gebara
  • Projeto de Paisagismo Maria Helena Cruz
  • Projeto Estrutural - Concreto GRAU Engenharia de Instalações
  • Construção SBN Engenharia
  • Gerenciamento da Obra SBN Engenharia
  • Projeto de Instalações Elétricas GRAU Engenharia de Instalações
  • Projeto Luminotécnico Foco-luz & desenho
Topo