Casa e decoração

Texturas e tonalidades de verde compõem jardim protagonizado por SPA

Transformar o piso de concreto em um lugar agradável e confortável, cheio de verde e com o frescor de um jardim foi o grande desafio da paisagista Gigi Botelho neste projeto, feito para criar uma paisagem em torno do SPA instalado na área externa de um apartamento térreo no alto de Pinheiros, em São Paulo.

“Não é nada fácil trabalhar com a falta de um solo natural”, diz a paisagista. Apesar de estar no térreo, a área de intervenção fica justamente sobre a laje da garagem do prédio, ou seja, puro concreto. A equipe não dispunha de nenhum recurso natural, o que já era uma grande dificuldade, e, para piorar, a profundidade que podia ser cavada para plantar era muito pequena. “Tivemos que fazer jardineiras elevadas para que ter profundidade suficiente para o plantio”, diz Gigi Botelho.

Assim, o que antes era infértil concreto, agora acolhe cinco espécies de planta: murta (Murraya paniculata), buxinho (Buxus sempervirens), kaizuka (Juniperus chinensis torulosa), fícus (Ficus benjamina )e grama-amendoim (Arachis repens).

Fácil manutenção

Gigi Botelho optou por formar um jardim verde, movimentado pela textura dos ciprestes, as diferentes formas dos arbustos esculpidos e a delicadeza da forração com grama. As murtas cumprem ainda a função de compor um anteparo visual, protegendo a privacidade do jardim.

As espécies escolhidas têm algo muito importante em comum, que representa um alto valor agregado: todas elas são fortes e fáceis de manter.

O buxinho requer podas semestrais, resiste ao sol e ao frio e precisa de regas regulares. O fícus gosta de sol e meia-sombra e precisa ser molhado com frequência. A murta é de clima tropical, também exige regas regulares e ainda por cima tem um perfume suave, parecido com o jasmim e a flor-de-laranjeira. Por fim, a grama-amendoim (indicada para forrações e não para pisos, visto que não suporta pisoteamento) forma um denso colchão verde, com delicadas flores amarelas, e dispensa podas periódicas. (Isabela Leal, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Jardim com SPA, São Paulo

Projeto de Gigi Botelho Jardins e Paisagismo

Detalhes do projeto
  • Início do Projeto janeiro de 2007
  • Conclusão da Obra maio de 2007
  • Projeto Gigi Botelho
Topo