Apartamentos

Tons de cinza e vidros fazem a decoração requintada do apartamento de 140 m²

Era um apartamento de quase quarenta anos de idade, na região de Perdizes, zona oeste da capital paulista. Seu carpete, também já bastante usado, escondia um belo piso de tábuas de ipê -madeira hoje rara e cara-, que ainda não havia nem sido lixado. Foi então que a arquiteta Karina Afonso arregaçou as mangas.

“Decidi, com os clientes, que mudaríamos um pouco a estrutura do imóvel com uma reforma”, conta. A planta original do imóvel tinha uma suíte e dois quartos; com o novo layout, um dos quartos foi integrado ao ambiente de estar, aumentando sua área. A manobra ainda originou um closet, separado do novo living por trabalho de marcenaria (executada em carvalho americano laqueado).

A área do antigo quarto que o living ganhou fez com que o novo espaço de lazer da família se ampliasse com TV, mesa de centro e assentos baixos para refeições descontraídas, além de confortáveis espreguiçadeiras.

Combinação eterna

O piso de ipê foi lixado e ebanizado em todo o apartamento. “Gosto dos tons mais clássicos, como o preto e o branco, porque são eternos e sofisticados”, diz Karina. “Quando o fundo dos ambientes é neutro, conseguimos trabalhar com objetos de decoração de qualquer cor.”

A ideia era deixar o cliente à vontade para mudar a decoração da casa sempre que tivesse vontade e oportunidade -pela simples troca de objetos e suas cores.

  • Arte UOL

    O projeto eliminou um dos quartos, mas aumentou o living e rendeu um closet para a suíte principal. Entre o jantar e a cozinha, uma larga porta de correr articula a integração dos ambientes

A combinação resultou em paredes brancas e cinzas, com detalhes de marcenaria e de vidro do tipo cristal preto. Tapetes, cadeiras, cabeceira de cama, bancadas, pastilhas para cozinha e papéis de parede também acompanham essa lógica de distribuição de cores neutras pelos revestimentos.

Karina Afonso também aposta nos vidros e nos espelhos: “Abrimos um vão de 2,5 m, simétrico e centralizado, entre a cozinha e a sala de jantar, que recebeu duas portas espelhadas de correr sobre trilhos.” A integração pode, assim, ser total entre estar, jantar e cozinha. 

O toque final do living deste apartamento, fica por conta do lustre de cristais, imponente. “É uma verdadeira joia que toda casa merece ter”, diz Karina. (Giovanny Gerolla, do UOL, em São Paulo)

Ficha técnica

Apartamento em Perdizes, São Paulo

Projeto de Karina Afonso

Detalhes do projeto
  • Área Construída 140 m²
  • Início do Projeto 2010
  • Conclusão da Obra 2011
  • Projeto Karina Afonso
  • Projeto de Paisagismo Caetano Flores
  • Construção Construtora Marco Paulo
  • Projeto Luminotécnico HR Iluminação e Artecristallo
Topo