Casas

Tradicionais fazendas de café servem de referência para projeto no interior de SP

A amplidão dos espaços, a arquitetura, o conforto e a decoração acolhedora caracterizam a Fazenda Cachoeira, situada no município de Cabreúva, a aproximadamente 100 km da capital paulista. Os proprietários -um casal com quatro filhos- procuraram o arquiteto Dado Castello Branco com a intenção de reformar a casa existente na propriedade.

O péssimo estado da antiga construção dos anos de 1970, no entanto, levou a um novo projeto. E dessa vez, os moradores fizeram questão de uma casa que remetesse às características do estilo das fazendas de café.

Assim, a casa de 1.050 m² toda em azul e branco rompe o verde da vegetação cuidadosamente tratada. As cores são as típicas do estilo, revisto pelo arquiteto em uma versão bastante contemporânea. A planta retangular não poderia ser mais generosa, com espaço para quatro grandes suítes para acomodar a família e os hóspedes que frequentam a propriedade nos finais de semana.

Espaços acolhedores

A ala social recebeu muita atenção no projeto, de modo a priorizar o convívio entre amigos e familiares. São duas grandes salas de estar cercadas por varandões, como os antigos alpendres das casas-grande. O telhado com telhas de barro aparentes e encaixe do tipo capa-e-canal fornece a sombra necessária para os momentos de relaxamento e descontração. Uma das varandas, decorada com espreguiçadeiras, mesas e vasos de plantas, se volta totalmente para a piscina instalada numa das laterais da residência.

Internamente, a ambientação reforça a atmosfera de acolhimento, com sofás e mesas confortáveis e duas lareiras: uma no living e outra na sala de jantar que se abre para o exterior, onde um espelho d'água com três bicas e um agradável pergolado promovem a integração com a natureza. O pé-direito de 3,30 m assegura a ideia de amplidão, enquanto o forro de gesso simulando madeira com encaixe do tipo saia-e-blusa remete às antigas construções, assim como o piso de demolição de tábuas de madeira, as janelas sem dobradiças e as portas-balcão. Mais dois blocos foram construídos próximos à casa principal: um para ginástica e spa e outro para crianças e jogos.

Lá fora, o paisagismo resplandece. O projeto de Gilberto Elkis elegeu o estilo provençal com vegetação em poda e cercas-vivas. "Adoro projetar jardins contemplativos e esse não foi diferente", afirma o profissional ao destacar os caminhos de pedra com riacho, as escadarias com vasos, as fontes, os gramados e a conservação das árvores já existentes no terreno. (Ledy Valporto Leal, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Fazenda Cachoeira, Cabreúva, SP

Projeto de Dado Castello Branco Arquitetura e Interiores

Detalhes do projeto
  • Área Construída 1.050 m²
  • Início do Projeto junho de 2005
  • Conclusão da Obra março de 2007
  • Projeto Dado Castello Branco
  • Colaboradores Nicole Conrad
  • Projeto de Paisagismo Gilberto Elkis
  • Projeto Luminotécnico Lumini
Topo