Apartamentos

Três apartamentos viram cobertura de 500 m² com vista para o Central Park em Nova York

Os vários ambientes foram implantados na periferia do pavimento, inclusive a cozinha, que ocupou o espaço de um antigo quarto e ganhou abertura para a face sul, o que não é comum nos Estados Unidos. Reinach explica que a legislação local não exige janelas nas cozinhas, apenas em quartos e salas. A antiga cozinha, ao lado da atual, foi transformada em copa, aberta para o iluminado espaço de jantar, na área social.

Como as janelas -pequenas, estreitas e com caixilhos escuros- não poderiam ser trocadas, os arquitetos resolveram pintá-las internamente de branco, o que proporcionou mais luminosidade e leveza ao ambiente. Com a mesma intenção, recobriram os radiadores de calefação instalados sob as janelas com uma longa bancada de madeira pintada de branco, arrematada por um tampo também branco de marmoglass (um tipo de pedra industrializada, produzida a partir de pó de mármore e vidro). O branco do marmoglass reflete a luz e proporciona mais claridade ao ambiente.

Um dos pilares da estrutura metálica (sistema construtivo comum nos Estados Unidos, inclusive para prédios altos) do edifício fica quase no centro da área social. Os arquitetos, inicialmente, pensaram em deixá-lo aparente. No entanto, verificaram que a legislação local, por precaução contra incêndio, exige que a coluna fique protegida por revestimento apropriado. Dessa forma, o pilar foi então envolvido por manta antichama e revestido com acabamento de resina moldada, o que conferiu um aspecto decorativo à peça.

Alguns itens do mobiliário, como bancadas e armários, foram desenhados pelos próprios arquitetos; outros, importados do Brasil, juntamente com obras de arte de artistas brasileiros.

Como acabamento do piso, Reinach e Mendonça usaram assoalho de carvalho francês de demolição. A escolha de um material tão rústico causa um certo estranhamento em princípio, mas é coerente com a proposta do trabalho, despojado de ornamentos e com poucas e confortáveis peças de mobiliário. (Éride Moura, colaboração para o UOL)

Ficha técnica

Apartamento New York, Nova York, EUA

Projeto de Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Detalhes do projeto
  • Área Construída 500 m²
  • Início do Projeto 2007
  • Conclusão da Obra 2009
  • Projeto Henrique Reinach e Maurício Mendonça
  • Colaboradores Denise Hino, AnaJulia Sprovieri, Camilas Benegas, Caterina Chippari, Fernanda Jozsef, Fernando Sunao, Flora Fujii, Humberto Buso, Lucas Padovani, Luciana Maki, Mauricio Matello, Rafael Costa, Rodrigo Nogueira
  • Construção Silverlinig; Lazlo Bodak (consultor de engenharia)
  • Projeto de Instalações Elétricas Silverlinig; E-Home (automação)
  • Projeto Luminotécnico Franco e Fortes Lighting Design
Topo