Jardinagem e paisagismo

Que tipo de planta você deveria ter em casa?

Thinkstock
imagem: Thinkstock

Ao escolher uma plantinha para chamar de sua, você considera o seu gosto pessoal. Mas há outro fator que precisa ser levado em conta: sua disponibilidade para os cuidados que o vegetal demanda. Faça este teste, elaborado em colaboração com o paisagista Eduardo Luppi, e descubra que espécies combinam mais com você e se adaptam perfeitamente à sua rotina.

  1. 310

    Como você descreveria o estilo de decoração da sua casa?

  2. 510

    Se tivesse que escolher apenas uma espécie de planta para ter em casa, qual seria?

  3. 810

    Para você, um jardim deve ser...

  4. 910

    Qual dessas plantas você mais gostaria de ganhar?

  5. 1010

    Hoje, o que o impede de ter mais plantas em casa?

  • Getty Images

    Flores e mais flores

    Suas respostas sugerem que você gosta de plantas floridas e clássicas, como camélias, azaleias e lírios-da-paz. E, pelos seus hábitos, tudo indica que você tem disponibilidade para cuidar dessas espécies, que exigem regas regulares, adubação a cada 60 dias, poda e limpeza. Porém, se tiver um bichinho de estimação em casa, fique atento, porque algumas plantas (como a azaleia) são tóxicas. Na dúvida, peça orientação ao veterinário para evitar intoxicações.

  • Getty Images

    Cactos e suculentas

    Você quer colocar um pouco de verde dentro de casa, mas não tem tempo ou disposição para cuidar assiduamente de plantas? Vá de cactos e suculentas, que não exigem mais do que uma rega rápida (com borrifador), a cada dez dias. Folhagens como dracenas e filodendros também demandam pouca manutenção e podem se adequar bem aos seus hábitos de vida: à sombra, eles se desenvolvem bem com apenas duas regas semanais.

  • Divulgação

    Horta caseira

    Suas respostas indicam que você enxerga mais sentido em um jardim que não seja apenas decorativo. Por isso, seria interessante considerar montar uma horta com ervas aromáticas e, até, algumas verduras e legumes. Saiba que, para tanto, não é necessário um grande espaço, apenas uma parede livre, onde possa montar um jardim vertical. O mais importante é que você assuma o compromisso de manter a terra sempre úmida e adubada com material orgânico.

  • Getty Images

    O campo na cidade

    Ao que parece, você gosta da ideia de dar um ar bucólico ao ambiente, ainda que more em um grande centro urbano. Pois saiba que há várias plantas que ajudam a criar esse clima, como as variações de filodendro. Também é possível colocar dentro de um vaso mudas frutíferas, a exemplo da jabuticabeira, da pitangueira e da caramboleira. Com essas últimas, o cuidado deve ser redobrado para evitar as pragas. O ideal é usar inseticidas biológicos, que não prejudicam a saúde.

Topo