Casamento

Conheça dez dicas para economizar na organização do casamento

iStock Photo
Dispense alguns caprichos e economize na cerimônia imagem: iStock Photo

Quer fazer um casamento mais em conta? Pois saiba que não é preciso gastar rios de dinheiro para produzir uma festa elegante. Basta ter paciência para pechinchar, iniciativa para se encarregar de parte da decoração e disposição para abandonar alguns caprichos. Leia as dicas abaixo e veja dez maneiras de economizar na organização de um casamento.

1) Convites:
Faça você mesmo o cartão. Existem diversos sites com fontes gratuitas, o que dispensa a contratação de um calígrafo. Também há programas específicos para gerar convites de casamento. Caso não dispense um convite bem bonito, você pode economizar escolhendo um formato menor e um papel nacional, em vez de importado.

2) Prefira um casamento diurno:
Durante o dia, as pessoas bebem menos. Além disso, você não precisará gastar com a iluminação. O traje dos noivos também é mais simples em festas à luz do dia, o que pode ajudar a economizar.

3) Espaço:
Faça a cerimônia e a recepção no mesmo espaço. Se algum de seus amigos ou familiares tiver um casa de campo ou chácara, vale pedir para fazer tudo lá. Assim, você poderá economizar bastante no aluguel do espaço --ou até mesmo não pagar nada.

4) Alugue o que puder:
Trajes e itens de decoração, como mesas e cadeiras, podem ser alugados. Sai bem mais em conta do que comprar.

5) Fotografia:
Que tal fazer de seus convidados os fotógrafos? Distribua câmeras descartáveis entre os presentes, para que eles façam o registro da festa, escolhendo os momentos que acharem mais especiais.

6) Dispense o DJ e a banda:
Hoje em dia, apenas com um computador ou leitor de MP3, é possível animar uma festa. Prepare você mesmo uma boa lista de músicas.

7) Coloque a mão na massa:
Libere o seu lado artista e faça lembrancinhas, arranjos de mesa, porta-guardanapos, embalagem dos bem-casados, enfeito do carro, entre outros.

8) Conte com a ajuda de amigos ou familiares que gostam de cozinhar:
Se você tem um amigo ou familiar cozinheiro de mão cheia, peça para ele fazer o bolo de casamento ou os docinhos.

9) Maquiagem e cabelo:
Se souber se maquiar sozinha ou tiver uma amiga que saiba, que tal dispensar um maquiador profissional? O penteado também pode ser simples. Casamentos diurnos vão bem com cabelos soltos ou ondulados, feitos com modelador de fios.

10) Escolha flores da estação:
Para o buquê e a decoração, flores da estação saem mais em conta. De repente, vale abandonar o capricho de se casar em uma igreja repleta de girassóis, por exemplo.

Topo